lunes, 31 de octubre de 2011

RESIDENTES PERUANOS EN SAN PABLO ... CELEBRAN .. LA FIESTA DEL ... SEÑOR DE LOS MILAGROS


Festa do Señor de los Milagros agita comunidade latina de São Paulo

Por: Thiago Baltazar - São Paulo 31 de outubro de 


A Paróquia Nossa Senhora da Paz celebrou neste domingo (30) a Festa do Señor de los Milagros. Cerca de mil e duzentas pessoas visitaram o local, segundo os organizadores. O evento que homenageia o santo peruano teve início por volta das 11 horas da manhã. Muita comida típica do Peru foi servida nas barracas localizadas no pátio da igreja.  Apresentações culturais de vários países agitaram a celebração.

Ao entrar no auditório da paróquia, a imagem do Señor de los Milagros, que representa Jesus Cristo na cultura peruana, foi recebida com a canção em sua homenagem que diz: “Señor de los Milagros, a Tí venimos em procesióntus fieles devotos, a implorar tu bendición”. A tela com a imagem do santo foi pintada pela peruana Tânia Illes. “Sou autora da imagem que está aqui. Há um espaço na igreja reservado à comunidade peruana”, disse.
















O grupo folclórico boliviano Fraternidad Caporales San Simón foi uma das apresentações do evento. Com fantasias brilhantes e coloridas, o conjunto representou o folclore boliviano. Cláudia Camacho, presidente da associação San Simón comenta a participação do grupo formado em 2007 no Brasil. “A gente apóia toda a comunidade latina, nossos irmãos peruanos, chilenos, colombianos e principalmente os bolivianos” A apresentação do grupo na tarde de domingo foi a última programada para este ano, afirma Cláudia. “Em novembro teremos uma confraternização num sítio, onde reuniremos toda a família San Simón, cerca de 120 componentes”. Ainda de acordo com a presidente da associação, os planos para 2012 envolvem uma apresentação no Carnaval da cidade de Ururu, na Bolívia.
Tânia Illes é presidente da associação latino americana de arte e cultura andina. A organização apóia diversos eventos que contam com a participação de artistas, artesãos e grupos que trabalham com a gastronomia peruana.  Casada com Paulo Illes, coordenador do CDHIC (Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante), a peruana luta pela causa imigrante ao lado de seu marido. “Para nós é muito importante levantar essa bandeira de luta pela defesa dos direitos humanos seja da nacionalidade que for”.



















Sobre sua vida no Brasil, Tânia comenta que sente saudades do Peru, mas que está muito feliz com a festa peruana realizada em São Paulo. “Bate uma saudade porque sempre sentimos falta de nossa terra, das raízes de onde nós viemos. Quando posso, vou ao Peru. Incentivei a cultura peruana para meu filho desde pequeno, tanto idioma quanto costumes, para que ele saiba de onde vem a sua mãe. Para mim é uma alegria estar nesta festa da minha colônia peruana”.

Após as apresentações culturais, muita música latina como salsa e lambada agitou a pista de dança improvisada. Homens, mulheres, crianças, idosos, brasileiros, peruanos, bolivianos, todos. Todos entraram no ritmo latino comandado pelo DJ do local.

A culinária do evento foi uma apresentação à parte. Em todas as mesas espalhadas pelo auditório da paróquia e nas barracas situadas no pátio, visitantes se deliciavam com a gastronomia. Edgar Vilar é um dos chefes de cozinha que fizeram presença na festa. “Hoje estou servindo o tradicional frango assado que ponho na brasa e também o pescado, um prato bastante tradicional” O chefe afirma que a comida peruana faz sucesso entre os paulistanos. “Tem muito brasileiro que gosta da comida peruana. A gente trabalha na Rua Aurora em nosso restaurante Riconcito Peruano e tem muito cliente aqui do Brasil. Eu estou muito contente”. Em relação à comida brasileira, Edgar elogia. “Eu adoro feijoada, virada paulista, picadinho e frutos do mar, gosto muito da comida brasileira. Há 12 anos no Brasil, o chefe também fala sobre sua devoção ao Señor de los Milagros “Já faz cinco anos que participo deste evento e graças a Deus tudo dá certo. Tenho muita fé no Señor de los Milagros”.


















Padre Mário, da paróquia Nossa Senhora da Paz, conta as origens da festa no Brasil que é realizada desde 1996. “A gente começou lentamente, era uma festa pequena e hoje já não há mais espaço”. Sobre a importância do evento para a integração da comunidade latina, o padre afirma. “Primeiramente ajuda como comunidade de fé. A gente sempre acompanha a comunidade com sua fé, é uma caminhada espiritual. Ajuda muito a manter a identidade cultural do Peru com suas danças, comidas, música. Auxilia também a congregar e fortalecer pessoas que são migrantes em São Paulo. Então, há várias formas de expressões positivas que ajudam a comunidade”, disse.

Apresentaram-se na festa a Fraternidad Caporales San Somón da Bolívia; Alma Guarani, do Paraguai e do Peru os seguintes grupos: Mensajeros de Peru e Conjunto Unión Cultural Corazón Peruano. O evento acabou por volta das 19h e foi todo financiado com doações da própria comunidade.

Fonte: 
Bolívia Cultural
RADIOINFINITAWEB

SENAI - SP ... ABRE INSCRIPCIONES ... PARA CURSOS TECNICOS .. NO PIERDAN ESTA OPORTUNIDAD... CORRAN ATRAS DE SU FUTURO.


Senai-SP abre 2.907 vagas gratuitas para cursos técnicos em todo o estado

Por: Da Redacão - 19 de outubro de 2011
Inscrições podem ser feitas até 9 de novembro. Serão oferecidas 32 habilitações para os períodos da manhã, tarde e noite em 43 municípios paulistas.
Até o dia 9 de novembro, o Senai-SP está com inscrições para 32 Cursos Técnicos, totalmente gratuitos, em 61 escolas instaladas em 43 municípios do estado. No total serão 2.907 vagas, sendo 1.252 na Capital, 413 na Grande São Paulo e 1.242 no interior. As aulas começam no primeiro semestre de 2012.






















objetivo dos Cursos Técnicos do Senai-SP é proporcionar habilitação profissional em áreas tecnológicas específicas do setor industrial. Os cursos, na sua maioria, têm duração de 1.600 horas (equivalente a dois anos), incluindo estágio supervisionado, que é obrigatório.


As inscrições serão realizadas pela Internet, no endereço
www.sp.senai.br/processoseletivo ou nas escolas que oferecem os cursos pretendidos. Os candidatos interessados nos cursos oferecidos nos períodos da manhã, tarde e integral deverão comprovar, até 15 dias antes do início das aulas, ingresso na 2ª série do ensino médio.

Para os interessados nos cursos técnicos do período noturno, o pré-requisito é comprovar a conclusão do ensino médio ou estar matriculado em curso que lhe permita concluí-lo até a data do início das aulas. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40.

O candidato poderá se inscrever para o curso escolhido na 1ª opção em mais de um turno, caso a escola onde pretenda estudar ofereça essa alternativa. Não serão aceitas inscrições de alunos regularmente matriculados em cursos oferecidos gratuitamente pelo Senai-SP e que pretendam cursá-los simultaneamente.

Os cursos do Senai-SP estão sintonizados com as tendências mais modernas do mercado de trabalho no setor industrial, o que se reflete nos índices de absorção dos formandos. Segundo pesquisa feita com ex-alunos após um ano da conclusão, 86% estavam empregados.


Inscrições
Abertas até 21h do dia 9/11/2011, no endereço   
www.sp.senai.br/processoseletivo.

Pagar taxa de R$ 40, a partir do boleto bancário emitido pela Internet, durante a inscrição.

A inscrição será efetivada somente após o pagamento do boleto na rede bancária.

De 18/11 a 2/12, o candidato que completou seu processo de inscrição deve acessar novamente a página eletrônica
www.sp.senai.br/processoseletivo, clicar em acompanhamento do processo seletivo, preencher os campos solicitados e imprimir a guia de inscrição, que conterá a data, o horário e o local de realização da prova.


Prova

Dia 4 de dezembro de 2011 (domingo), com duração de 2h30.

A prova é composta por 60 questões de múltipla escolha (20 de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 20 de Ciências da Natureza / Física, Química e Biologia), em nível de conclusão da primeira série do Ensino Médio, conforme programa apresentado no site.
O candidato deve comparecer munido do guia de inscrição (impressa pela Internet no endereço 
www.sp.senai.br/processoseletivo), cédula de identidade original ou outro documento oficial de identidade que contenha fotografia do candidato, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.


Resultados
O gabarito será divulgado no endereço 
www.sp.senai.br/processoseletivo a partir das 14h do dia 5 de dezembro de 2011. A lista dos aprovados poderá ser aferida no mesmo endereço eletrônico, a partir das 14h do dia 22 de dezembro de 2011.

Os aprovados na primeira chamada deverão matricular-se nos dias 22, 23 e 26 de dezembro. Os candidatos suplentes, dias 27 (2º chamada) e 28 de dezembro (3º chamada).


Para consultar a lista de cursos e de cidades onde serão oferecidos, 
clique aqui

Rosângela Gallardo, Agência Indusnet Fiesp

Fonte: 
FIESP
Bolívia Cultural
RADIOINFINITAWEB

RESULTADOS DEL FUTBOL BOLIVIANO ... TORNEO MOVIL ENTEL ....

JORNADA DEL FUTBOL BOLIVIANO


Justo en la agonía

Con golazos de Mojica y Meleán, Oriente derrotó a Blooming por 2-1 y lo puso en ‘zona de peligro’



Con un golazo de Gualberto Mojica sobre el filo del primer tiempo, otro tanto, de igual valor anotado por Alejandro Meleán justo en la agonía del partido, cuando parecía que el clásico cruceño 156 de la Liga se cerraba con un empate (1-1), Oriente Petrolero puso a Blooming en la zona roja.



Venció a La Paz F.C. (2-0)

Universitario manda en el A

A Universitario le bastó 45 minutos para vencer (2-0) a La Paz F. C. y asumir el liderato del grupo A del torneo Apertura, en un partido que se jugó bajo una tenue llovizna ante no más de 4.000 personas.


Los goles de Marcelo Gomes y Juan Eduardo Fierro fueron suficientes para sacarse la tan ansiada revancha sobre un La Paz F.C. que no tuvo los argumentos necesarios para desnivelar ni menos empatar el marcador. 


Al término del compromiso los jugadores salieron ovacionados por el poco público que fue al estadio Patria desafiando al frío y la lluvia./C. del Sur



Real Potosí-Nacional Potosí (0-0)

Clásico potosino, sin goles

Igualado Una escena del clásico potosino, ayer.

En una tarde fría, con permanente amenaza de lluvia y con la ausencia de un fútbol fluido y vistoso, Real y Nacional Potosí no pudieron hacerse daño y el clásico potosino concluyó, otra vez, empatado sin apertura del marcador.


Fue un partido en el que primó más el tesón, la garra por tratar de sumar los tres puntos, lo que derivó en que no se haya visto un buen fútbol con calidad técnica y con jugadas que hayan acabado en goles. Los ‘lilas’ cedieron la punta del grupo A y los benjamines siguen sumando en el B



San José suma a costa de Aurora
Amargo Castellón (der.) disputa el balón con Palacios de San José.
El equipo del pueblo cayó por 2-1 y puede perder tres puntos más, por alinear a cinco extranjeros
Aurora perdió ayer contra San José por 2 a 1 en el estadio Jesús Bermúdez (por consiguiente tres puntos), pero podrían ser seis, en caso de que prospere la impugnación del club santo en contra del celeste por la inclusión de cinco jugadores extranjeros, lo que va en contra del reglamento, que solo admite cuatro en cancha.

Tras un primer tiempo con algunas emociones, pero sin goles, el segundo tiempo fue otro y más aún con el ingreso del ex Blooming Luiz Carlo Vieira, que remplezó a Juan Maraude. El partido creció en dinamismo y velocidad que le dieron el brasileño y la figura del partido, Miguel Loayza. 


Universitario

Manda en el grupo “A”

Disputado Alfaro (der.), de Universitario, va tras un rival.

Universitario, de Sucre llega a la cúspide del Grupo “A” en el torneo Apertura de la Liga, con 15 puntos, impulsado por el triunfo que consiguió sobre La Paz Fútbol Club con el marcador de 2-0, en el estadio Patria, donde los estudiantiles volvieron a oficiar de local después de cinco semanas.

Con este triunfo la “U” registra cuatro fechas al hilo que no conoce de derrotas y el festejo en Sucre continúa. Esta regularidad le permitió subir hasta el primer lugar a dos puntos de distancia de los escoltas Guabirá y Real Potosí. La victoria capitalina fue celebrada gracias a los goles de Marcelo Gomes, a los 31`, de tiro penal, y de Boris Alfaro, a los 46`, quien empieza a acumular goles en su cuenta personal, ya tiene tres.

Ferreira el terror del Tigre

El delantero uruguayo William Ferreira anoche nuevamente se convirtió en el terror del Tigre al marcar dos goles, uno desde el punto penal y el segundo de media tijera en una jornada gris para The Strongest que no supo aprovechar la diferencia numérica dentro el campo de juego.

Celeste, así se pintó el clásico número 180 en la historia de los dos tradicionales rivales. Bolívar venció por 3 tantos contra 1 a The Strongest anoche en el estadio Hernando Siles, de La Paz por el compromiso correspondiente a la octava fecha del campeonato Apertura de la Liga, jornada reservada para los encuentros interseries.

Guabirá recupera el liderato

El resultado pudo ser mayor, el local atacó por los tres sectores del campo de juego, pero para fortuna de los visitantes el guardameta Luis Lugo estuvo siempre atento a la hora de defender su arco, además tuvieron como aliado la falta de serenidad del ataque de los rojos, quienes se perdieron dos goles cantados y una anulada por posición adelantada.

Sin muchas complicaciones el plantel de Guabirá hizo leña del árbol caído, el equipo de Montero superó por 2 tantos contra ninguno a Real Mamoré, elenco que no hace pie en este campeonato. El encuentro de la octava fecha se jugó el sábado en el estadio Gilberto Parada ante una escasa cantidad de público.



FONTE
ABI
RADIOINFINITAWEB