lunes, 18 de octubre de 2010

4to. FORUM MUNDIAL DOS IMIGRANTES NO EQUADOR

Políticas Migratórias da América do Sul no FSMM

Por: Tatiana Chang Waldman e Wendy Villalobos
Ontem, dia 08 de outubro, aconteceu dentro do Fórum Social Mundial de Migrações, em Quito – Equador, o taller “As Políticas Migratórias dos Países da América do Sul”, organizado pela Articulação Espaço Sem Fronteiras (ESF).
Espaço Sem Fronteiras é uma rede formada por diversas organizações sul-americanas que possuem como objetivo incidir politicamente nas instâncias de tomada de decisões da CAN, MERCOSUL e, especialmente, da UNASUL, por um reconhecimento integral dos direitos dos imigrantes e suas respectivas famílias, por uma integração e pelo direito de uma cidadania universal.
Atualmente, ademais de outras ações diretas, a articulação desenvolve uma ampla pesquisa sobre o estado atual das Políticas Migratórias na América do Sul, na perspectiva de reunir o conhecimento adquirido por cada uma das organizações pertencentes ao ESF no que diz respeito à situação concreta e cotidiana dos migrantes em diversas áreas, sempre na perspectiva dos direitos humanos e sua concretização.
O estudo permitirá o estabelecimento de uma comparação sobre as realidades de cada país e a construção conjunta de um documento inovador sobre as políticas migratórias na América do Sul, que poderá subsidiar as futuras ações tanto da sociedade civil quanto de espaços como a UNASUL e outras autoridades competentes.
O taller tratou especificamente dos resultados parciais deste estudo, atraindo um grande público que pode compartilhar de um panorama atual das políticas migratórias da América do Sul, por meio de exposições de integrantes da rede reconhecidos pelos trabalhos de destaque que desenvolvem na promoção dos direitos humanos e defesa dos imigrantes.
Conheça mais sobre o Espaço Sem Fronteiras em: www.espaciosinfronteras.org




Fonte:
Centro de Apoio ao Migrante/Serviço Pastoral dos Migrantes e Secretaria Técnica da Articulação Sul-Americana Espaço Sem Fronteiras

1 comentario: