Pholia na Luz coloca o carnaval de rua no Centro
Por: Da Reda
Sambistas desfilam em frente à Estação da Luz no Pholia da Luz 2012. O percurso, que termina no Jardim da Luz, é o mesmo da edição desse ano. Foto: Divulgação |
O evento do pré-carnaval paulistano conta com 17 blocos em um trajeto entre a Estação da Luz e o Jardim da Luz
Diversão, Vida Urbana - Por Barbara Bigarelli - 08/13
Diversão, Vida Urbana - Por Barbara Bigarelli - 08/13
De blocos universitários, passando pela festa de comunidades bolivianas, chegando ao desfile apenas com integrantes de 50 a 70 anos embalados por cordões e marchinhas tradicionais. É justamente essa mistura de ritmos, sons e performances que vai ganhar destaque no Pholia na Luz, evento oficial do pré-carnaval de São Paulo que acontece nos dias 2 e 3 de fevereiro. Em vez de sambódromo, a folia vai para o centro de São Paulo, que recebe 12 blocos tradicionais e os paulistanos que quiserem entrar no clima uma semana antes. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas participem.
Público acompanha sambista em desfile do Pholia 2012. Nesse ano, são esperadas 10 mil pessoas por dia. Foto: Divulgação |
Ao contrário do Carnaval das escolas de samba, não há ingressos e nem competição por notas. Em um trajeto de 250 metros, entre a Estação da Luz e o Jardim da Luz, os blocos vão desfilar durante aproximadamente 50 minutos. Nesse ano, o destaque é o Bloco Fuzuê, que encerrará as apresentações com a participação de componentes e da bateria da Vai-Vai no sábado e da Rosas de Ouro, no domingo. A Associação Paulista de Imprensa também cai no samba em participação especial que comemora os 80 anos da entidade. “É uma oportunidade de as pessoas verem no carnaval não apenas a riqueza de um grande bloco, mas também daqueles que estão chegando. E tudo de graça, com a arquibancada liberada”, afirma Clarisso Aparecido Gonçalves, presidente do Bloco Fuzuê.
Em sua 23ª edição, o Pholia que nasceu na Avenida Brigadeiro Faria Lima, passou pelo Sambódromo e pelas ruas da Zona Norte, é realizado esse ano pela quarta vez consecutiva na região central da cidade. “Na prática, foi uma das primeiras manifestações culturais a fazer sua parte na região da Luz”, afirma Celso Jatene, Secretário de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo. Ele acredita que os desfiles de rua são importantes para a cidade, pois o “carnaval não pode se resumir apenas aos desfiles das grandes escolas nas noites de sexta e de sábado”.
A programação do Pholia na área central é uma ação importante dentro das iniciativas de revitalização da área, segundo Zéca Dal Secco, presidente da Associação das Bandas, Blocos e Cordões Carnavalescos do Município de São Paulo (ABBC) . “As pessoas precisam não apenas trabalhar lá, mas morar, se divertir e passear no Centro. A ocupação pelas pessoas é o passo mais importante para revitalizar a área. Trazer um evento para o carnaval também cumpre esse papel”, afirma.
Para participar da folia, há duas opções: cada bloco fornece (ou comercializa) o abadá para aqueles que quiserem desfilar. Quem quiser apenas assistir ao espetáculo, pode encontrar seu lugar nas arquibancadas ou acompanhar no pé o trajeto. A ABBC garante uma estrutura com banheiros químicos, praça de alimentação, posto médico e segurança da Polícia Militar e da Guarda Civil.
PHOLIA NA LUZ
Quando: De 2/2 a 3/2, sáb e dom; 13h às 23h.
Aonde: Estação da Luz, Bom Retiro.
Entrada: Grátis.
Informações: pholia.com.br
No hay comentarios:
Publicar un comentario