martes, 22 de mayo de 2012

EN SAN PABLO .. ALUMNOS DE ETEC .. DESTACAN A BOLIVIA EN SEMANA HISPANICA.


Bolívia é um dos destaques da Semana Hispânica na ETEC Aprígio Gonzaga
Por: Redação Bolívia Cultural - São Paulo, 09 de Maio de 2012

O jargão é conhecido, mas não por isso deixa de ser verdadeiro: Os jovens têm o poder da mudança nas mãos.  Prova disso, aconteceu na manhã desta quarta-feira (08) na ETEC Aprígio Gonzaga, zona leste de São Paulo; a Semana Hispânica reuniu em cada sala um pedacinho da cultura latina, e a Bolívia não ficou de fora. Em tempos de casos recorrentes de xenofobia, a ideia do projeto tem como objetivo explorar a importância de integração dos brasileiros com outras culturas.


Bolívia é um dos destaques da Semana Hispânica na ETEC Aprígio Gonzaga.

Às 8h da manhã já estava tudo pronto. Todo o trabalho de pesquisa como: história e política, economia e geografia, meios de transportes e artes, foi avaliado por um núcleo de professores. A gastronomia também foi representada pela tradicional saltenha, empanada boliviana com legumes, ovos e carne, feita por uma das alunas.
 
O hino nacional da Bolívia foi cantado com emoção pelos alunos, que seguiam a letra com ajuda de uma colinha.

Daniel Gomes, aluno representante da exposição falou da importância de conhecer mais sobre países da América Latina, e em específico a Bolívia, “Foi ótima a iniciativa da professora Maria de Lurdes em fazer o projeto. A cultura boliviana não é tão difundida, então agora tivemos e criamos a oportunidade de conhecer um pouco mais, e a partir de hoje a gente ama a Bolívia” afirma Daniel.   
 
Assim como ele, os demais doze alunos da organização integraram a exposição vestidos com as camisetas da campanha Eu Amo Bolívia, entre eles Mateus Santana, que conta o preconceito que tinha com os bolivianos, “A Semana Hispânica aqui na ETEC foi muito construtiva, porque nós temos certo preconceito, vendo na televisão os bolivianos brigando, e construímos uma imagem negativa da Bolívia. Hoje eu vi que não é bem assim, o país tem uma cultura muita rica e diferente da nossa” confessa.

Para adentrar mais ao universo da comunidade boliviana, os alunos visitaram a Praça Kantuta, reduto da comunidade boliviana em São Paulo há 10 anos. O sentimento da turma é unânime: os bolivianos são muito mais acolhedores do que imaginávamos.

A exposição termina na quinta-feira (10), com mostra de documentário, e apresentação de música e dança. Professora Maria de Lurdes é a idealizadora do projeto, Professor Francisco o coordenador e Ana Lúcia diretora da unidade.
 
 * A exposição não é aberta ao público.


No hay comentarios:

Publicar un comentario