viernes, 29 de abril de 2011

HISTORIA DE LA ..... PUYA RAYMUNDI


La Historia de la Puya Raymundi (Version Machicados)


Texto: Mónica  Oblitas Fotos: Mónica Oblitas/  Archivo  Eduardo  Machicado

El viernes 3 de mayo de 1963, el cerro de Comanche, situado en el cantón Caquiaviri, de la provincia Pacajes, en La Paz, fue declarado Parque Nacional mediante Decreto Supremo No. 6455. Motivos para ello no faltaban: un majestuoso y singular paisaje abrigaba a una especie endémica de planta que es considerada un "dinosaurio de la botánica". La Puya Raimondi, que pertenece a la familia Bromeliacea, florece una vez cada 150 años, es enorme y extraña, y cautivó desde un principio a los dueños de esta tierra que comenzaron una titánica tarea para que la zona pudiera ser conservada para las futuras generaciones. 

En 1987, un nuevo decreto supremo -el 21749- regularizaba la declaración y convertía al sitio en el Santuario de Vida Silvestre Flavio Machicado Viscarra, adecuándolo a sus características y extensión. Ambas normas fueron firmadas por  Víctor Paz Estenssoro.
Pero varios años y muchas circunstancias después, esta zona privilegiada por la naturaleza está siendo explotada sin control y ha sido avasallada por integrantes del Movimiento Sin Techo, que han impedido el regreso al lugar de los antiguos propietarios.
 Lo que tenía que ser un reportaje centrado en las singulares características de la planta llamada Puya Raimondi, especie única en Perú y Bolivia, se convierte ahora en una historia de pasiones y despojos, protagonizada por un boliviano destacado, Flavio Machicado Viscarra.

En Brasil aumenta los casos de HIPERTENCION


Posted: 29 Apr 2011 04:10 AM PDT


A proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça (26) pelo Ministério da Saúde. Em relação a 2009, houve recuo de 1,1 ponto porcentual.

Os dados fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). No ano passado foram entrevistados 54.339 adultos, nas 26 capitais e no Distrito Federal.

De acordo com a pesquisa, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). Nas mulheres, os mais elevados porcentuais foram observados no Rio de Janeiro (33 9%), Porto Alegre (29,5%) e em João Pessoa (28,7%). Entre os homens, os maiores porcentuais foram constatados no Distrito Federal (28,8%), Belo Horizonte (25,1%) e Recife (23,6%).

A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A 

doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento sobrecarrega órgãos como o coração, os rins e o cérebro. Quem não trata a hipertensão pode ter entupimento de artérias, acidente vascular cerebral (AVC) e enfarte.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente os medicamentos necessários para o controle da hipertensão arterial. Além disso, os serviços de saúde e as equipes do programa Saúde da Família estão orientados e capacitados para atuar na prevenção da hipertensão.


jueves, 28 de abril de 2011

ATENTOS CON LA CAMPAÑA CONTRA .... LA TUBERCULOSE


Posted: 28 Apr 2011 04:06 AM PDT

Processo de disseminação da tuberculose


1º passo 
 
Apesar de também atingir vários órgãos do corpo, a doença só é transmitida por quem estiver infectado com o bacilo nos pulmões.
2º passo

A disseminação acontece pelo ar. O espirro de uma pessoa infectada joga no ar cerca de dois milhões de bacilos. Pela tosse, cerca de 3,5 mil partículas são liberadas.
3º passo

Os bacilos da tuberculose jogados no ar permanacem em suspensão durante horas. Quem respira em um ambiente por onde passou um tuberculoso pode se infectar.


Tuberculose


O que é?

Doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). 

Qual a causa?

Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.

Quais os sintomas?

Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (meses). Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais freqüentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Como se transmite?

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Somente 5% a 10% dos infectados pelo Bacilo de Koch adquirem a doença. Pessoas com Aids, diabetes, insuficiência renal crônica (IRA), desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, viciados em drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.

Como tratar?

O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. São utilizados quatro fármacos para o tratamento dos casos que utilizam o esquema básico: rifampicina (R), isoniazida (H), pirazinamida (Z) e etambutol (E). Quase todos os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados.

Como se prevenir?

Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças de até 4 anos, obrigatoriamente as menores de 1 ano, com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas (a tuberculose não se transmite por fômites e objetos. Cuidado para não agravar os estigmas).


miércoles, 27 de abril de 2011

COMENZO LA VACUNA CONTRA LA GRIPE ... DEBEN ACUDIR EN LOS PUESTOS DE SALUD DE SU BARRIO


Dilma toma vacina contra gripe e pede participação de grávidas

Por: Da Redação
A presidente Dilma Rousseff se vacinou nesta segunda-feira (25), no Palácio do Planalto, contra a gripe. No primeiro dia da campanha de imunização contra a doença, Dilma deu o exemplo e pediu que idosos, índios, crianças de seis meses a 2 anos e gestantes tomem a vacina.

"Eu faço um apelo. A aplicação é rápida, não dói, e sugiro que todo mundo que está enquadrado na questão da vacina, pessoas acima de 60 anos, os índios as mulheres grávidas e as crianças de seis meses a dois anos [se imunizem]”, disse a presidente.

Segundo ela, cerca de 30 milhões de pessoas devem se vacinar na 13ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que vai até o dia 13 de maio. “Vai ter [vacina] para todo mundo. Calcula-se que 30 milhões vão ser vacinados nesse processo”, disse.




O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também comentou a importância de as pessoas aderirem à campanha. Segundo ele, desde que a vacina contra a gripe foi implementada no Brasil, há 13 anos, as internações por pneumonia tiveram uma redução de 60%.

“A vacina contra a gripe prova que a ideia de que prevenir é melhor do que remediar está dando certo no Brasil”, afirmou. O ministro disse ainda que o governo investiu R$ 230 milhões na campanha e ressaltou que 90% das doses da vacina contra a doença são produzidas por laboratórios brasileiros.

A novidade na campanha de vacinação deste ano é que, além de idosos e populações indígenas, deverão ser imunizadas crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes e profissionais da saúde. A ampliação do público da campanha foi estabelecida porque as complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos.

A vacina estará disponível em 65 mil postos de saúde e protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). Para a realização da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 32 milhões de doses da vacina contra a influenza.

Para a vacinação de crianças, a orientação do Ministério da Saúde é que os pais levem seus filhos duas vezes aos postos de vacinação, para a aplicação de meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada a segunda dose.

LUTO EN EL DEPORTE DE LA COMUNIDAD BOLIVIANA EN SAN PABLO


Morre aos 47 anos o jogador de futebol boliviano Cambojano

Por: Angelina Miranda


Morreu na ultima segunda feira (25) como consequência de um enfarte aos 47 anos, o jogador de futebol boliviano Fred Pedrasa mais conhecido como Cambojano.

Aproximadamente a um mês Cambojano sentiu um mal estar, mas não deu importância mesmo usando marca passo devido algumas complicações cardíacas.

O esportista nunca deixou de jogar, fator que pode ter tido influência em sua morte. Cambojano era apaixonado pelo que fazia, quando ouvia seus amigos dizerem para deixar de jogar e trabalhar com organizações de clubes e times, por exemplo, respondia “Amo jogar bola e é o que eu sei fazer”.

Morava no Centro de São Paulo com a esposa e a irmã, não tinha filhos.

Atualmente jogava no clube Real Santa Cruz, criado em São Paulo em homenagem a cidade boliviana que tem o mesmo nome. Muito querido no clube será lembrado durante todo o torneio, os jogadores vão usar camisas estampadas com a foto do ídolo e em cada jogo um minuto de silencio será feito.

O futebol sempre lhe rendeu muitos amigos como Jorge Gutierrez de 57 anos que se emociona ao lembrar-se do amigo, “Ele era muito importante para a comunidade boliviana, um exemplo de esportista e de pessoa, era calmo e brincalhão, sempre se preocupava com os outros”.

Amigos e familiares compareceram para se despedir no cemitério do Tremembé na terça feira (26), onde Cambojano foi sepultado as 16h40m.


CUIDADOS CON EL SOL EN INVIERNO





Passado o verão, os dias característicos dessa época do ano, em grande parte do Brasil, tem sol menos forte, certa brisa e temperatura amena.
Mas apesar do sol não ser tão intenso essa época do ano os cuidados em relação à exposição não podem ser esquecidos.
No verão é comum encontrar inúmeras matérias recomendando atenção  com a pele. Entretanto, num país em que algumas regiões tem sol grande parte do ano, independente da estação, a sociedade deve tomar medidas de proteção da  pele  o ano inteiro. Vale lembrar que no Brasil o câncer de pele corresponde a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados, sendo a doença mais frequente, segundo o Instituto Nacional do Câncer – 

Então para você que vai aproveitar esses dias mais agradáveis ou o próximo feriadão para pegar um bronzeado,  entrevistamos a Dermatologista do Serviço de Dermatologia e Sifilografia do Hospital Universitário Pedro Ernesto-UERJ, Marcela Benez, para dar dicas de proteção para que você possa se proteger e  prevenir problemas futuros.

Exposição ao sol – Como aproveitar melhor os

 dias de Sol sem trazer danos pra pele?

Dra. Marcela Benez: O Sol é fundamental para todos os seres vivos, pois é fonte de calor e luz, sem a qual seria impossível a origem e manutenção da vida. Entretanto, sabemos que a exposição ao sol traz danos à pele causando desde queimaduras, fotoenvelhecimento, agravamento de algumas doenças dermatológicas e até cânceres de pele. A radiação solar é composta pelos raios UVA, UVB e UVC. As proporções desses raios, que incidem sobre a terra, são modificadas pela atmosfera ao longo do dia. A luz solar que alcança terra tem uma concentração de UVA maior que UVB. Já o UVC é absorvido pela camada de ozônio. A incidência dos raios UVB é maior ao meio dia, quando o sol está a pino, enquanto os raios UVA possuem a mesma incidência durante todo o dia.

Então como se proteger contra os danos 

causados pelo sol?

Dra. Marcela Benez: A fotoproteção é um hábito que deve ser adquirido desde criança porque é a exposição acumulada durante toda a vida que irá levar ao câncer de pele e ao envelhecimente precoce na idade adulta. A fotoproteção deve ser diária e consiste no uso de filtro solar e acessórios que bloqueiam o sol como roupas adequadas, blusa de manga comprida, calça, chapéu, boné, sombrinha e barracas grossas. A exposição solar deve ser evitada entre 10 e 16 horas quando é maior a concentração de UVB. Portanto, para aqueles que gostam de praia e piscina, o ideal é freqüentar durante o período de 7 às 10 horas ou depois das 17 horas. Ao sair na rua procurar a sombra. Usar filtro solares com FPS maior que 30 e com proteção também contra os raios UVA todos os dias, inclusive nos dias nublados e, não apenas quando for à praia ou piscina. Usar uma quantidade generosa antes de sair de casa e se possível reaplicá-lo a cada 2 horas e após mergulhar. As crianças também devem se proteger ao se expor ao sol.
Evite exposição prolongada e repetida ao sol porque as queimaduras solares acumuladas durante a vida predispõem ao câncer de pele. Pessoas de pele muito claras e ruivas, raramente se bronzeiam, portanto, devem ter um cuidado maior e devem evitar exposição prolongada ao sol.

Usar somente protetor solar já é satisfatório?

Como se deve usar esse produto corretamente?

Dra. Marcela Benez: O uso apenas de filtro solares não é satisfatório. Usar filtro solar não significa estar imune ao sol porque a maioria das pessoas não usa corretamente o filtro solar e a maioria dos filtros protegem apenas contra os raios UVB. O filtro solar deve ser usado em quantidade generosa, teoricamente 2mg/cm² de pele e reaplicados a cada 2 horas e ao mergulhar. Os filtros resistentes a água também devem ser reaplicados. Lembrar de aplicar os filtros por toda a superfície corporal que vai ser exposta ao sol (orelhas, braços, colo dorso do pé, lábios e na cabeça no caso das pessoas calvas). Espalhar o filtro solar de maneira uniforme e abundante. Economia é sinônimo de proteção inadequada.

Alguns estudos têm mostrado que a população aplica menos da metade da concentração exigida e, portanto, recebe um nível muito menor de proteção do que a indicada pelo FPS. O FPS significa Fator de Proteção Solar e representa o tempo que pele consegue suportar sem formar eritema ao ser exposta ao sol. O FPS mede apenas a proteção contra UVB, responsável pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra UVA. A proteção contra os raios UVA é medida pelo PPD (proteção contra a pigmentação tardia). Os filtros que possuem proteção contra os raios UVA apresentam no rótulo essa observação. Como já dito anteriormente, a fotoproteção não deve ser feita apenas com filtro, deve-se usar também roupas e acessórios adequados que bloqueiam o sol. Surfistas devem utilizar roupas de lycra escura para surfar e filtros solares físicos para a face (são mais aderentes). A fotoproteção tem que ser diária, inclusive em dias nublados.

Existem tentativas de uso de betacaroteno oral para proteção solar, mas a fotoproteção por este método ainda não é totalmente eficiente e comprovada.

Quais são os problemas mais comuns na pele

 decorrente da exposição excessiva ao sol nos 

últimos tempos?

Dra. Marcela Benez: A exposição prolongada ao sol primeiramente pode causar queimaduras e posteriormente o seu acúmulo durante a vida leva ao envelhecimento precoce, lesões pré-cancerosas e câncer de pele. Algumas doenças dermatológicas também são agravadas e desencadeadas pelo sol. A pele foto envelhecida e mais amarelada, ressecada, apresenta rugas, manchas brancas e escuras. O câncer da pele é o mais comum de todos os cânceres, sendo o melanoma o mais letal. É importante que se faça o auto-exame à procura de sinais e pintas que estejam mudando de cor e aumentando de tamanho. Lembrar de examinar as costas na frente do espelho. Caso isso esteja acontecendo é importante procurar o dermatologista para o tratamento adequado.

Dra. Marcela Benez é Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, professora d Pós-graduação no Hospital Universitário Pedro Ernesto-UERJ e Dermatologista do Serviço de Dermatologia e Sifilografia do HUPE/UERJ

Fonte: www.brasilsus.com.br

domingo, 24 de abril de 2011

ATENCION .. COMANCHEÑOS EL 1ro. DE MAYO RELAMPAGO FUTSAL


Liga DEPORTIVA RESIDENTES DE “COMANCHE” 
En SÃO PAULO – BRASIL
(LIDERCO-SP)
Fundado El 25 de mayo Del 2005

CONVOVATORIA

                              
La liga deportiva residentes de comanche en São Paulo Brasil  convoca a todo los equipos participantes de La liga y a toda La comunidad comancheña a participar de nuestro tradicional campeonato relámpago Del primero de mayo, como ya es tradicional en las tres categorías: varones, damas e infantil.
El presente campeonato se realiza el día domingo 1ro. De mayo del 2011 en la cuadra Doricar ubicado en la rua Galatea en el barrio de Carandiru,  arrancando con el primer partido a las 7:00am como siempre en el sistema de todos contra todos debiendose encerrar el campeonato con entrega de premios máximo a las 20:00pm.
Sobre el costo de inscripciones, arbitraje, premiación y sorteo de partidos, se tratará  en la única reunión de delegados a llevarse el día viernes 29 de abril a las 18:00pm en el local de la cuadra.
Para mayores informaciones entrar en contacto con los organizadores que corresponde a la comunidad de Huacallaya:
Edgar Gomez ……….2909-4845 (cel. Oi 6738-9098)
Justo Flores ………. 2934-1540 (cel. Oi 6245-4174)
Daniel Condori ………. 2909-8615 (cel. Oi 6205-9359)
Atentamente
Los Organizadores

COPA LIBERTADORES 2011 ... PARTIDOS DE LAS OCTAVAS DE FINAL...


Conmebol divulga programa de partidos por octavos de Copa Libertadores 



La Confederación Sudamericana de Fútbol (CSF) divulgó hoy el programa de partidos que se disputarán por los octavos de final de la Copa Libertadores de América.



El cronograma establecido es el que sigue:
Partidos de ida: En hora boliviana

Martes 26 de abril  
18:30: Gremio (BRA)            -  Universidad Católica (CHI)
20:50: Vélez Sarsfield (ARG) -  Liga de Quito (ECU)

   
Miércoles 27 de abril  
18:30: Jaguares de Chiapas (MEX)     -  Junior de Barranquilla (COL)
18:30: Estudiantes de La Plata (ARG) -  Cerro Porteño (PAR)
20:50: Once Caldas (COL)                -   Cruzeiro (BRA).
20:50: Santos (BRA)                        -  América (MEX).


Jueves 28 de abril  
18:30: Peñarol (URU)       - Internacional de Porto Alegre (BRA)
20:50: Fluminense (BRA)  - Libertad (PAR)


Revanchas:  

Martes 3 de mayo  
19:15: Universidad Católica (CHI)  -  Gremio (BRA)
21:45: América (MEX)                  -  Santos (BRA) 


Miércoles 4 de abril 
18:30: Liga de Quito (ECU)  -  Vélez Sarsfield (ARG)
20:50: Libertad (PAR)         -  Fluminense (BRA)
20:50: Cruzeiro (BRA)         -  Once Caldas (COL) 


Jueves 5 de mayo  


18:10: Internacional de Porto Alegre (BRA)-Peñarol (URU) 
20:30: Cerro Porteño (PAR)-Estudiantes de La Plata (ARG) 
22:50: Junior de Barranquilla (COL)-Jaguares de Chiapas (MEX) 


vamos a participar del encuentro junto a los amigos de CAMI


1º de maio vamos compartir um dia sul-americano junto aos alunos do Espaço de Informática e Cidadania


Por: Da Redação
O Ponto de Cultura do Centro de Apoio ao Migrante tem o prazer de convidar para o dia 1º de maio a compartir um dia sul-americano junto aos alunos do Espaço de Informática e Cidadania com a finalidade de compartir a cultura de cada um dos participantes, a participação esta aberta para todo os interessados, migrantes ou brasileiros que dessem mostrar sua cultura a traves de jogos, musica, poesia, dança, o outra atividade.

As inscrições para esta atividade favor fazer pelo E-mail: spm.cami@gmail.com  



As inscrições para esta atividade favor fazer pelo E-mail: spm.cami@gmail.com  


Fonte: 
Wilbert Rivas Peña
Centro de Apoio ao Migrante
Tel.: (11) 2694-5428
Bolívia Cultura