lunes, 16 de mayo de 2011

EL FESTEJO DE LA FRATER. MORENADA " BOLIVIA CENTRAL "


Morenada Central festeja a divindade 

Virgem de Copacabana

Por: Angelina Miranda


No sábado (15) por volta das 12h30 começou a missa celebrada pelo padre Mário Geremia, na igreja Nossa Senhora da Paz no centro de São Paulo em comemoração a padroeira da Bolívia , a Virgem de Copacabana.

Mesmo numa tarde nublada a comunidade boliviana compareceu a missa, retribuindo as graças concedidas pela virgem.

A igreja ampla e espaçosa pôde receber muitos fiéis da comunidade boliviana, brasileiros e até de outras nacionalidades como peruanos e paraguaios. Que de uma forma ou de outra se sentiram mais aproximados de sua cultura.

Vestidos de muita fé os mais velhos, até as pequenas crianças que hora prestavam atenção a missa, hora corriam brincando pela igreja.

No final da celebração religiosa  os organizadores da nova gestão 2011 os Wiñay Marka da Fraternidade Morenada Bolívia Central, foram ao altar abençoar e serem abençoados pela oração da Virgem de Copacabana.

Em seguida seguiram os organizadores seguiram em cortejo pelo pátio da igreja ao som da animada banda Super Central, carregando a Virgem de Copacabana numa redoma de vidro.

Com muita música e dança a festa seguiu pela tarde de domingo que marcava mais uma data importante repleta de cultura , alegrando e emocionando o público.

Como a boliviana dona Ema de 73 anos, há mais de cinqüenta em São Paulo “ Meu pais é muito rico culturalmente, em celebrações como essas me sinto em casa, isso representa muito para mim“ comenta emocionada.

No decorrer da celebração era distribuído ao público salteñas, refrigerante e cerveja.

As mulheres da Morenada Bolívia Central, chamavam a atenção com suas Polheras, cada grupo com sua cor. Dançavam alegremente e assim seguiram até tarde da noite.


A festa


No começo da noite começaram a chegar os convidados, no espaço do clube regatas Tietê.

Depois da celebração religiosa a festa seguiu para o clube onde se apresentaram os grupos Los Duques, Sajama Fusion, Super Central, Murillo e o grupo internacional Los Ronich.

A mesa central próxima ao palco representava a fartura que os organizadores conquistaram com trabalho, e com a benção da Santa.

Muitas frutas de várias espécies decoravam a mesa dando um colorido, que contrastava com as cores dos bolos confeitados, enquanto as mesas forradas com toalhas azuis e amarelas completava o tom alegra típico da comunidade boliviana .



No hay comentarios:

Publicar un comentario