miércoles, 4 de mayo de 2011

LA FIESTA DE LA ... FRATERNIDAD ESMERALDAS DEL VALLE EN SAN PABLO


Abençoados sejam Esmeralda del Valle

Por: Gimaine Teodoro
 


Quem já passou pela rua do Glicério, altura do número duzentos não deixou de notar a Igreja da Paz. Ao menos aos sábados. No último sábado de cada mês então, quando ocorre a missa latina,  realizada em espanhol, é impossível passar sem notar a presença da comunidade boliviana ali.

No dia 30, este último sábado, quem estava na região por volta das 15 horas pode ver um pouquinho do folclore boliviano; com música e danças típicas. Indo além e presenciando a crença forte e dedicada da comunidade a Virgem de Copacabana.

Mostra disso foi o atraso de toda a programação. O grupo folclórico Esmeralda del Valle veio prestar homenagem a ela e receber sua benção, dado o cuidado e a importância das peças trazidas para isso. O preparo de vestimentas e apetrechos é meticuloso, não se pode fazer pouco para a Virgem, deve-se apresentar bem. Além disso, diversos materiais aguardados vieram diretamente da Bolívia para a ocasião.

A Virgem de Copacabana, padroeira do país, entra primeiro na igreja. Carregada com cuidado e louvor. Vê-se a diferença na postura de seu cortejo, diante de sua passagem, sendo postada diante do altar.

Faixas, plaquetas, convites seguem atrás. Todos preparados para este ano, prontos a receber a benção dela. As palavras de padre Mario e os votos  de pessoas da comunidade por bons ventos no ano de 2011, prosperidade aos grupos, que se seguem.

Logo mais, é hora da Virgem seguir a frente mais uma vez, levando o cortejo para o pátio da Pastoral. Onde logo todos se postam para celebrar a benção da Padroeira. A mistura [espécie de confete feito para a ocasião, também agraciado] é passada na cabeça dos presentes. Cada chola moreno (o casal de dançarinos, ela e ele respectivamente) com um punhado, para desejar sorte aos outros.

A música começa, as cholitas dançam e suas lindas polleras se movem com o ritmo. A festa continua tarde adentro. Seguindo depois para outro lugar. A alegria do grupo não diminui e eles seguem a comemorar. 


No hay comentarios:

Publicar un comentario