miércoles, 4 de mayo de 2011

EL FESTEJO DEL 1ro. DE MAYO EN SAN PABLO.... DE LA COMUNIDAD BOLIVIANA


A comunidade boliviana festeja o 


feriado de 1º de maio

Por: Angelina Miranda



Mesmo com o tempo nublado a comunidade boliviana não deixou de comparecer às celebrações que aconteceram na Praça da Kantuta, em 1º de maio, dia dos trabalhadores.
 
O evento aconteceu das 14 horas ás 18 horas com várias atrações.
 
Quem estava nos arredores da praça, ou mesmo a certa distância ouvia o som animado da Banda Unión Tropical, que abriu o evento. A música sincopada alegrava as crianças que pulavam, e dançavam sem se preocuparem com a chuva.  

Logo em seguida um dos momentos mais significativos. As famílias bolivianas reunidas crianças, jovens e adultos cantando o Hino Nacional da Bolívia.

Uns levavam a mão ao peito, e se deixavam envolver pela emoção, não era difícil ver um ou outro derramando algumas lágrimas.
  
Tudo isso acontece na praça Kantuta que aos domingos recebe os visitantes com várias barracas, com comidas típicas e artesanatos. É um local para as famílias bolivianas se reunirem, mas para as brasileiras também.  
 
Nas datas comemorativas de anos atrás era comum ver somente bolivianos reunidos, tanto é que a presença de algum brasileiro causava certa estranheza na Praça Kantuta.

Mas com o passar dos anos a comunidade boliviana foi conquistando o seu espaço, e conseqüentemente os paulistanos. Essa conquista em sua maioria se dá por parte dos comerciantes que vendem comidas típicas da Bolívia, como a simpática dona Marina Villamil de 63 anos, “ Ultimamente há muito interesse das pessoas  em provar nossas comidas, no começo ficam com receio depois acabam gostando e voltando“.  Comenta satisfeita.

Quem aprova e assina em baixo é Juliana Moreira de 22 anos, que experimentou  a saltenha (um tipo de pastel boliviano), “ Realmente é muito bom, eu gostei e vou indicar não só a comida, como a praça também. É um lugar bacana e os bolivianos são muito acolhedores.“ Conclui a estudante ainda terminando de comer a saltenha.

Não só a comida e a música bem peculiar fizeram parte do evento, no meio da tarde aconteceu a apresentação da “Fraternidade Kantuta Bolívia” com a dança caporales, uma das danças mais representativas do país.

E a apresentação da Fraternidade “Thinkus Huayna Lisos” símbolo folclórico boliviano.

O evento teve apoio cultural da AeroSur, Consulado Geral da Bolívia,  ADRB – Associação de Residentes Bolivianos em Brasil e da Western Unión.


No hay comentarios:

Publicar un comentario