lunes, 20 de junio de 2011

MARCHA DE LOS MIGRANTES .. EL DOMINGO EN LA PLAZA SE .. LA MISA EN LA CATEDRAL


Cultura boliviana é o centro das atenções no último dia da semana do migrante


Por: Angelina Miranda - 19 de Junho de 2011



Domingo (19) na catedral da Praça da Sé aconteceu a missa e apresentações artísticas em homenagem a semana do migrante, que se encerra no mesmo dia.

Por volta das 10h as pessoas já começavam a chegar à Catedral da Sé no centro da cidade, pessoas de mais de 15 nacionalidades foram à igreja celebrar o último dia da semana do migrante.

No altar bandeiras de vários países como: Chile, Paraguai, Bolívia foram trazidas no começo da celebração, quando os migrantes entraram pelo corredor principal com cartazes com dizeres: “Queremos direito ao voto estrangeiro” “Queremos educação e o direito de ser cidadão”

Os nordestinos também fazem parte desse fato social. Buscando melhores condições de vida, migram para as grandes cidades de maior desenvolvimento econômico,e independente de serem do mesmo país ou não travam as mesmas dificuldades, culturais principalmente.







Pensando nisso, crianças se vestiram como pequenos nordestinos com roupas simples e pés descalços, adentrando a igreja fazendo menção a tantos que largam suas terras para viver em São Paulo, por exemplo.

A celebração foi conduzida pelo Padre Angelico, e o membro da Pastoral do Imigrante Padre Mário Geremia encerrou a cerimônia religiosa, ressaltando a importância dos migrantes e imigrantes para o crescimento da cidade, e abençoou os fiéis presentes.

A festa ficou por conta dos grupos folclóricos bolivanos Kantuta BolíviaSán Simón , Fraternidad Morenada Central  e cullaguada Esmeraldas del Valle.






Após a celebração os grupos se apresentaram, mostrando um pouco da cultura boliviana com a dança Caporal, Morenada e Llamerada,rapazes e garotas, homens e mulheres com suas belas vestimentas despertaram a curiosidade de quem por ali passava, trazendo alegria  revelando um pedaço da cultura latina.

Todo evento aconteceu de maneira satisfatória, salve alguns atrasos por parte da Fraternidad Morenada Central, e o grupo folclórico San Simón.




Fonte: 
Bolívia Cultural

No hay comentarios:

Publicar un comentario