jueves, 8 de diciembre de 2011

CONSUL DE BOLIVIA .. EN SAN PABLO .. EN ENTREVISTA


Em entrevista cônsul da Bolívia em SP fala sobre trabalho escravo e ações sociais do consulado

Por: Angelina Miranda - São Paulo 7 de Dezembro de 2011















O consulado da Bolívia em São Paulo realiza cerca de 100mil atendimentos por ano. O principal motivo que leva os bolivianos à Unidade Consular na Rua Coimbra, é o sonho de regularizar-se no país.

Essas e outras ações são coordenadas na Unidade Consular e no Consulado na Avenida Paulista, por Jaime Valdivia Almanza, natural da cidade de Cochabamba está no Brasil há 35 anos, com a vitória do então presidente Evo Morales tornou-se cônsul geral da Bolívia em São Paulo, cargo que o ocupa desde 2006.

Em entrevista ao Bolívia Cultural, Jaime falou sobre o recorrente problema do trabalho escravo entre a comunidade boliviana, a popularidade de Evo Morales e as ações do consulado boliviano para o ano que vem.

Bolívia Cultural - Existem cerca de 300mil bolivianos somente em São Paulo, muitos deles ainda estão indocumentados. Quais são as principais dificuldades para a regularização no Brasil?

Jaime Valdivia Almanza – Nós já superamos muitas dificuldades, uma prova disso é a criação da Unidade Consular Avançada no bairro do Brás que juntamente com a Polícia Federal trabalha neste processo de regularização migratória. É fundamental ter um ponto de atendimento estratégico, de fácil acesso, costumo dizer que essa Unidade Consular é o Poupatempo dos bolivianos.  Outro avanço neste processo foi o Mercosul, que possibilitou que o imigrante resida num país vizinho pelo período de dois anos provisoriamente, foi um passo fundamental para que mais bolivianos tenham o seu RNE (Registro Nacional de Estrangeiros).

Bolívia Cultural – Dentre os imigrantes os bolivianos são os que mais migram para o Brasil, a que se deve este fluxo?

Jaime Valdivia Almanza – Eu vejo dois fatores. O primeiro é o fato dos cidadãos terem trânsito livre nos países do Mercosul isso viabiliza a chegada de bolivianos no Brasil. O segundo é que o Brasil de fato oferece oportunidades de emprego, oferece mão de obra braçal na costura e no ramo de serviços gerais.

Bolívia Cultural – Isso se deve a escassez de trabalho na Bolívia, não?

Jaime Valdivia Almanza – Eu não acredito nisto. A Bolívia está avançando nos últimos seis anos, há crescimento econômico. O fato é que há oferta do Brasil aos imigrantes no ramo do trabalho.

Dr. Jaime Valdivia Almanza Cônsul Geral da Bolívia, fala ao Bolívia Cultural.

Bolívia Cultural – 
O trabalho escravo é uma realidade do brasileiro e do boliviano imigrante, como o consulado trabalha na prevenção e combate a este problema social?

Jaime Valdivia Almanza – A documentação é o principal caminho, dar cidadania ao imigrante. A responsabilidade legal de orientar e reprimir o trabalho escravo é do país receptor, mas não por isso vamos fingir que o problema não existe. Estamos trabalhando junto ao Ministério do Trabalho e com um programa de conscientização para que o boliviano saiba dos seus direitos trabalhistas, além da ação do governo boliviano com o Programa de Apoio ao Cidadão Boliviano no Exterior, no qual o Brasil participa. Neste programa além de apoio ao boliviano no país em que se encontra, uma lei entrará em vigência a partir do ano que vem em que o trabalho escravo vai classificado como crime hediondo a quem explora e a quem trafica pessoas.

Bolívia Cultural – Recentemente por conta dos protestos contra a construção de uma estrada financiada em grande parcela pelo Brasil na região do Tipnis, indígenas foram duramente reprimidos pela polícia boliviana. Coincidência ou não, as pesquisas mostram que o índice de aceitação do presidente Evo Morales caiu a que o Senhor deve essa baixa de popularidade?

Jaime Valdivia Almanza – Essa questão é oposicionista. Em nenhum país do mundo se viu progresso sem a construção de estradas, sem infraestrutura.

Agora o tempo está mostrando que quando a oposição está mal intencionada nesses processos, há dificuldades em governar, pois usam de todas as artimanhas para que haja um desgaste da imagem do governo.

A estrada é um projeto que fará a Bolívia crescer não vejo nisso nenhuma implicação negativa.

Bolívia Cultural – Quais são as ações do consulado para 2012?

Jaime Valdivia Almanza – As duas principais ações do consulado para o ano que vem é o novo documento de identidade dos bolivianosque será emitido no Brasil, já foi aprovado no congresso e está em processo de implantação e a emissão de antecedentes criminais para os imigrantes bolivianos, este útlimo é mais um passo para que a nossa comunidade boliviana garanta sua cidadania no Brasil.

Para informações sobre regularização migratória e demais questões pertinentes ao consulado boliviano entre em contato no telefone (11) 3289-0443
Fonte: 
Bolívia Cultural
RADIOINFINITAWEB

No hay comentarios:

Publicar un comentario