viernes, 16 de diciembre de 2011

PASTORAL DE LOS MIGRANTES EN SAN PABLO ... RECIBE PREMIO DE RECONOCIMIENTO POR LA "APAI '


Pastoral do Migrante é homenageada pela APAI na Câmara Municipal de São Paulo

Por: Angelina Miranda - São Paulo 14 de Dezembro de 2011

Na noite desta terça-feira (13) a Pastoral do Migrante foi reconhecida publicamente pelo seu trabalho social. Realizada pela APAI (Associação Paulista de Ajuda ao Imigrante) a homenagem aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo.

Na sala Sérgio Vieira de Melo diversos representantes de instituições sociais e órgãos oficiais estiveram presentes, entre eles Oscar Benítez Cônsul Geral do Paraguai, Ana Maria Moya Cônsul do Chile, Ana Peña Loza Cônsul Geral Adjunta, Paulo Illes coordenador do CDHIC (Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante), Ruth Camacho advogada e o Padre Mário Geremia ambos da Pastoral.

Crianças e adultos de diversas nacionalidades também prestigiaram o ato solene, muitos deles com bandeirinhas da Bolívia em punho ouviam atentamente apresentação das personalidades que ressaltaram a importância do trabalho da pastoral junto aos imigrantes.
















Em seguida foi entregue pelo presidente da APAI, o cubano Felix Nestor Gomez diploma ao Padre Mário Geremia, que emocionado não se conteve, “Não esperava por essa homenagem que não é só minha, mas sim de todos que passaram pela Pastoral, entre colaboradores, voluntários e os próprios imigrantes”.

Atualmente 174 imigrantes são atendidos na Pastoral, em sua maioria bolivianos. Recebem auxílio psicológico e jurídico além de terem garantidas por determinado período suas necessidades básicas, como alimentação e moradia.

Muitos estão na caminhada com os imigrantes e um membro agregador é sempre bem vindo. A APAI foi fundada em setembro deste ano, e mesmo com poucos meses de vida promete fazer história, em entrevista ao Bolívia Cultural o presidente fala dos projetos da associação, “Como uma nova instituição trabalharemos juntos com as demais que já atuam na comunidade imigrante, outro ponto é a lei de livre trânsito entre os países do Mercosul, esta ação é muito importante, porém também é vital assegurar condições de empregabilidade e aprendizado com cursos técnicos e de idiomas. A APAI acredita nisso e pouco a pouco estamos trabalhando para que todo imigrante tenha condições mais dignas no país que escolheu para residir”.

Há 38 anos a instituição é referência na questão social dos imigrantes, Oscar Benítez, citou a o trabalho social feito também para a comunidade paraguaia, cerca de 40mil somente em São Paulo, reforçando a relevância de ações baseadas na união e do trabalho em conjunto.

O homenageado em nome da Pastoral, Padre Mário falou das principais características da entidade “Temos um trabalho de mediação, entre as instituições e o governo e o resgate da cultura e da identidade por meio das festas pátrias organizadas pelas coordenações do Paraguai, Chile, Peru e Bolívia”  a questão da religiosidade também é fundamental  “Todo o caminho do imigrante existe um santuário, é preciso fortalecer a fé, pois sem ela não conseguimos nada” conclui.

Os vereadores Juscelino Gadelha e Ítalo Cardoso se desculparam por meio de suas assessoras por não comparecerem à ação devido a uma votação na Câmara, mas deixaram o gabinete à disposição para todo e qualquer evento ligado a comunidade imigrante.

Fonte: 
Bolívia Cultural
Foto Thiago Baltazar

No hay comentarios:

Publicar un comentario