Canguçu, atualmente Avenida Paulista, comemora 120 anos
Por: Thiago Baltazar - São Paulo 8 de dezembro de 2011
Antiga rota de índios e caminho de tropeiros, a Avenida Paulista celebra hoje 120 anos de fundação. A colina, onde se situa a avenida, já foi denominada de Canguçu, derivado da palavra indígena caa-guaçu que significa mato grosso.
Tendo o MASP (Museu de Arte Moderna De São Paulo Assis Chateaubriand) como seu principal expoente, a avenida abriga importantes pontos turísticos visitados por pessoas de várias as partes do mundo. Cafés e livrarias da região são pontos de encontro que possuem bastante movimento. Grandes escolas, cinemas, teatros e órgãos de imprensa escolheram a Paulista como sua morada.
Inaugurada em 8 de dezembro 1891, a Paulista foi um projeto do engenheiro uruguaio radicado no Brasil Joaquim Eugênio de Lima. No final do século XVIII as chácaras Paim e Pamplona e o sítio do Caaguaçu foram loteados para a realização da obra. Na época, o engenheiro, que possui uma alameda em sua homenagem, não aceitou que o nome da avenida fosse Acácias ou Prado de São Paulo. “Será Avenida Paulista em homenagem aos paulistas”, declarou.
Uma das características marcantes do logradouro são os constantes protestos e comemorações realizados no local. Como exemplo, podem ser citados o movimento estudantil Caras-Pintadas, a Parada Gay e o Réveillon. Contudo, manifestações menores, porém não menos importantes, como o ato em solidariedade contra o golpe separatista na Bolívia em 2008, podem ser relembradas.
Casarões de famílias abastadas, que em sua maioria pertenciam a novos ricos descendentes de imigrantes italianos, tomavam a avenida antes dela se tornar um pólo econômico. Atualmente, grandes lojas de departamento e sedes de empresas bancárias destacam-se na arquitetura da Paulista.
Com a imigração intrínseca em sua história, a avenida abriga há seis anos o consulado da Bolívia e também de 18 outros países como África do Sul, Albânia, Argentina, Bélgica, Chile, Coreia do Sul, França, Índia, Itália, Japão, Jordânia, Líbano, Luxemburgo, Mônaco, República Dominicana, Síria, Suíça e Taiwan.
Dados do instituto Data Popular apontam que 1,5 milhão de pessoas circulam na Paulista, sendo que 65% destes são compradores. O centro financeiro da América Latina, no entanto, tem perdido espaço para os novos empreendimentos na região da Berrini. Contudo, a avenida que é a cara de São Paulo ainda mantém o seu charme, especialmente com a decoração natalina feita para o final de ano que atrai milhares de turistas.
Consulado Geral da Bolívia em São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 1439, 9º andar, Conjunto 92 – Cerqueira Cesar.
Telefone: 11 3289-0443
No hay comentarios:
Publicar un comentario