Bolivia Central e San Simón são os vencedores da festa Eu Amo Bolívia
Por: Redação Bolívia Cultural - São Paulo, 05 de agosto de 2012
Segundo dados dos organizadores, nos dois dias, 68 mil pessoas passaram pelo evento.
Neste domingo (5) foi realizado o segundo dia da Festa de Independência da Bolívia, em que 13 agrupações folclóricas se apresentaram no Memorial da América Latina, duas foram eleitas vencedoras. Morenada Bolivia Central e Caporales San Simón.
Os portões foram abertos por volta das 9h30, mas desde antes das 8h já havia pessoas fazendo fila do lado de fora para ocupar os lugares das arquibancadas.
“O resultado é um reconhecimento e estimulo ao trabalho das fraternidades da Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil”, diz Franklin Castro, integrante da Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil (ACFBB), em entrevista ao Bolívia Cultural.
Houve ainda, o sorteio de uma máquina de costura overlock, cedida pela La Paz Maq. A vencedora foi Eleonor Villanueva.
Boa parte das agrupações folclóricas fizeram suas confraternizações depois da festa, celebrando os 187 anos de independência da Bolívia. No total, cerca de 2500 pessoas de apresentaram na festa.
Devido ao regulamento interno da instituição, os dados sobre a apuração são sigilosos e não podem ser divulgados.
Gastronomia
Visando a grade quantidade de público, a organização disponibilizou quinze barracas à gastronomia e cinco ao artesanato.
Wilson Ferreira proprietário da Salteñas Los Caporales assegurou que esta edição do evento foi mais organizada que a anterior, fazendo com que boa parte dos comerciantes ficasse satisfeita com as vendas.
“Tivemos muitos visitantes brasileiros. Por isso, os vendedores foram orientados para explicar o procedimento de preparo e o que é a salteña boliviana para esse público”, disse.
Além de comida, também foram vendidos cereais típicos bolivianos e artesanatos.
Cobertura
Além do Bolívia Cultural, outros veículos de comunicação cobriram o evento. Entre eles: Kantuta Online, TV Gazeta e Radio Infinita que transmitiu a festa ao vivo no sábado das 11h às 16h.
Início
Desde meados dos anos 1990 grupos folclóricos já se apresentavam esporadicamente na Pastoral do Migrante e nas ruas próximas, em comemoração à independência. Há também, registros de apresentações de grupos bolivianos nesse período no Memorial da América Latina. Com o passar dos anos mais grupos folclóricos e fraternidades se formaram, em 1991 a quantidade era de quatro grupos saltando para dez em 2003.
Até 2006 as comemorações eram feitas sem organização oficial, em consenso entre os grupos, até que no ano de 2007 foi criada a Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil que em conjunto com o Consulado Boliviano de São Paulo realizaram no mesmo ano a primeira edição do evento, com o tema “Olá Bolívia”.
Desde então a instituição organiza a festa, que se tornou referência quando o assunto são os festejos pátrios da colônia boliviana em São Paulo.
Ruth Camacho secretária geral da associação ressalta o sentido das danças típicas da Bolívia na data, “Nunca podemos nos esquecer de que dançamos em devoção, as nossas Virgens de Copacabana e Urkupiña. Sem elas, a festa não tem sentido”, afirma.
Urkupiña, Copacabana e Virgem de Socavón são umas das principais deidades religiosas cristãs celebradas pelos bolivianos.
Diretiva da ACFBB
German Poma
Norah Gamboa
Santos Mamani
Franklin Castro
Ruth Camacho
Jhenny Chuquimia
Elizabeth Tellería
Isabel Mercado Sandoval
Patrocinador oficial
BoA – Boliviana de Aviación
BoA – Boliviana de Aviación
Apoio institucional
Consulado Geral da Bolívia em São Paulo
Memorial da América Latina
Apoios
Remessa Expressa
Óptica La Paz
Western Union
Hola Andina
Alo Amigo Latino
La Paz Máquinas
More Money
Realização
Associação Cultural de Grupos Folclóricos Bolívia Brasil
CPM (Centro Pastoral do Migrante)
Bolívia Cultural
CPM (Centro Pastoral do Migrante)
Bolívia Cultural
Confira os vencedores das categorias, pesada e leve:
1º Lugar - Categoria pesada
Fraternidad Morenada Bolivia Central Residentes em SP
2º Lugar - Categoria pesada
Fraternidad Morenada Juventud Intocables
1º Lugar - Categoria leve
Fraternidad Caporales San Simón
2º Lugar - Categoria leve
Grupo Cultural Kantuta Bolivia
No hay comentarios:
Publicar un comentario