martes, 7 de diciembre de 2010

EXPOSICION ARTISTICA

VIII Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil

Por: CAMI
A VIII Exposição Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil, promovida pelo Clube Argentino de São Paulo, segue em cartaz até 12 de dezembro. A curadoria é de Oscar D’Ambrosio, doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie, mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp e integrante da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil). Participam 14 artistas (lista abaixo).
Para este ano, Oscar D´Ambrosio propôs um tema oportuno: uma reflexão artística sobre os 200 anos do início do processo de independência da Argentina, em 25 de maio de 1810. Foi um dos primeiros passos de um processo de ampla transformação social e política naquele país. Após uma semana de agitações e revolta popular, seria instaurada a Primeira Junta de Governo  Revolucionária, fato que delimitaria um divisor de águas na história argentina.
O desafio proposto na VIII Exposição Artistas Plásticos Argentinos residentes no Brasil aos artistas plásticos argentinos e de outras nacionalidades residentes no Brasil e envolvidos com a Argentina por motivos pessoais, familiares ou profissionais é o de refletir sobre esse momento crucial do século XIX, fundamental  na emancipação do vice-reinado do Prata, parte do qual é hoje a Argentina, da Coroa Espanhola.
Perante esse contexto histórico, o projeto da exposição é justamente o de refletir sobre a importância do 25 de maio em três direções, passado, presente e futuro. O conceito, portanto, é gerar uma discussão e um pensamento sobre os eventos de 25 de maio de 1810 com uma perspectiva de 2010. D`Ambrosio explica que “isso significa lançar um olhar contemporâneo a uma reunião histórica ocorrida há 200 anos de maneira dinâmica e inovadora, pensando na arte como uma livre manifestação do pensar e do fazer e na argentinidade como uma forma de sentir e expressar o mundo, não apenas como o mero nascer num território.”
 
Lista de artistas participantes:
Adriana Zudin
Alicia Rossi
Antonio Lizárraga
Ester Santiago
Guillermo von Plocki
Horacio Gerpe
Juan Jose Balzi
Juan Ojea
Maria Eugenia Cordero
Patricia Trigub Clover
Ricardo Amadasi
Roberto Vivas
Silvina Gardonio
Juan Guzman

Serviço:VIII Exposição Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil
17 de novembro a 12 de dezembro
Local: Galeria direita do Auditório Simon Bolívar.  Visitação: diariamente, das 9 as 18, exceto quando houver evento fechado.
Entrada franca



Fonte: Departamento de Comunicação Social

No hay comentarios:

Publicar un comentario