Comunidade boliviana vai comemorar o Dia do Trabalho na Praça Kantuta
Por: Thiago Baltazar - São Paulo, 27 de abril de 2012 -
No próximo domingo (29) a comunidade boliviana vai comemorar o Dia do Trabalho na Praça Kantuta, principal ponto de encontro da comunidade boliviana de São Paulo. O grupo Caporales San Simón vai se apresentar no palco com cerca de 30 integrantes. Eles vão utilizar o traje de 2011.
O evento começa a partir das 13h e os visitantes poderão aproveitar para saborear a culinária boliviana nos estandes ao redor da Praça.
A Associação de Residentes Bolivianos (ADRB) vai apoiar o evento com serviços de assistência jurídica, orientação sobre higiene bucal e palestras sobre saúde. Confira o cronograma abaixo.
- Orientação, prevenção e promoção hábitos saudáveis para uma qualidade de vida melhor.
- Prevenção e exame de diabetes. Para maior segurança e confiabilidade, os resultados obtidos na Praça serão encaminhadas para Associação de Residentes Bolivianos a fim de realizar o exame de diabetes em jejum.
- Exame de detecção de suspeitos de hipertensão arterial.
- Orientação de higiene bucal, doença periodontal, cárie e câncer bucal.
- Assessoria jurídica.
- Assessoria contábil.
- Espaço de informações gerais sobre documentos, CPF, carteira de trabalho, RNE e curriculum.
Palestras
- 14h30: Orientação de higiene oral com a Dra. Tereza Prieto.
- 15h30: Tema: como cuidar de seus filhos e Projeto Si Yo Puedo com a Dra. Veronica Quispe.
1° de maio
O Dia do Trabalho é comemorado em vários países do mundo no dia 1° de maio. Nesta data são celebradas as conquistas dos trabalhadores ao longo de sua história.Neste dia, no ano de 1986, trabalhadores da cidade de Chicago, EUA, protestaram por melhores condições de trabalho e menores jornadas de trabalho, porém um confronto com a polícia deixou diversos mortos. Três anos mais tarde, em 1989 trabalhadores franceses realizaram uma revolta para obter apenas oito horas diárias de trabalho e em 1919 o senado francês cedeu às pressões dos manifestantes declarando o dia 1° de maio como feriado nacional. Em seguida, várias nações também oficializaram a data, como no Brasil em 1924.
Trabalhadores bolivianos
O povo boliviano possui um histórico de luta pelo direito dos trabalhadores. Foi assim que nasceu a COB (Central Obreira dos Bolivianos). Em 1952 a instituição foi fundada por sindicatos de mineiros durante a Revolução de 1952, que realizou uma reforma agrária, nacionalizou minas, concedeu o voto universal, desmontou o militarismo de oligarquias e conscientizou os camponeses quanto ao seu papel como membro classe.
O secretário de transportes da COB, Leonardo Villasante falou ao Bolívia Cultural durante um encontro realizado em 2010 entre a CUT (Central Única dos Trabalhadores) a COB e o CDHIC.
Ele afirmou que o povo boliviano sempre foi contestante. Para ele, o importante é que o povo se organize e se unifique para que os seus direitos sejam respeitados. “É um trabalho de todo o povo da Bolívia”, disse.
Serviço
Dia do Trabalho na Praça Kantuta
Data: 29 de abril de 2012
Local: Praça Kantuta
Horário: a partir das 13h00
Saiba mais:
Encontro da COB, CUT e CDHIC discutem as questões do imigrante
Fonte:
Bolívia Cultural
No hay comentarios:
Publicar un comentario