viernes, 20 de abril de 2012

EN SAN PABLO .. BRASILERO FUNDA ASOCIACION DE BOLIVIANOS .. EN GUARULLOS.


Brasileiro funda associação para bolivianos em Guarulhos
Por: Thiago Baltazar - São Paulo, 11 de abril de 2012 - 

A Associação dos Residentes Bolivianos de Guarulhos foi fundada há cerca de um mês por um brasileiro com uma história um tanto peculiar. Ele conheceu a comunidade boliviana de São Paulo a partir de uma visita do presidente da Bolívia, Evo Morales ao Brasil.



Tudo começou no ano de 2005 quando Morales, ainda candidato à presidência, realizava uma campanha eleitoral na comunidade boliviana de São Paulo. Envolvido na organização da visita, o cônsul geral boliviano, Jaime Valdívia Almanza indicou um escrivão da 7ª DP de Guarulhos para chefiar o grupo que iria fazer a segurança do líder cocaleiro. Felipe Prado foi o escolhido.

“Fiquei com Evo Morales por uma semana durante sua primeira visita, mas todas as vezes que ele veio ao Brasil, eu era o responsável pela segurança. Inclusive, eu ficava no quarto do flat durante a noite enquanto ele dormia”, contou Felipe para o Bolívia Cultural.

Enquanto Morales visitava os bairros do Brás e do Pari, Felipe cumpria sua missão em evitar que algo ameaçasse a integridade física de Morales, porém o escrivão notou algo de diferente.  “O que mais me chamou a atenção foi a simplicidade, humildade. Nem parecia um presidente de tão bem que ele tratava a população”, disse.

Após essa experiência, Felipe resolveu abrir uma instituição que auxiliasse a comunidade boliviana em sua cidade, Guarulhos. Formado em direito, ao lado de sua esposa Michele Prado  e de mais dois amigos advogados, Felipe fundou a Associação de Residentes Bolivianos de Guarulhos. O consulado da Bolívia é um dos apoiadores do projeto.


Com apenas um mês de existência, cerca de 150 pessoas foram beneficiadas pela ONG. “Montamos uma associação em Guarulhos para dar suporte jurídico e assistência social para a população da cidade. Os bolivianos nos procuram e nós os acompanhamos à delegacia e realizamos boletins de ocorrência”.

De fato, foi esta ONG que prestou assessoria jurídica para a adolescente boliviana que abandonou um bebê em um supermercado de São Paulo e também cuidou do caso de um boliviano que foi assassinado após ladrões invadirem sua residência em Guarulhos.

A associação possui parcerias com bancos para facilitar a abertura de contas para bolivianos e está para lançar um projeto que oferece bolsas de estudo no Senai para imigrantes vindos da Bolívia.

Michele Prado é a presidente da ONG. Os bolivianos que necessitarem de regularização de documento, assistência jurídica ou social podem entrar em contato com a associação através dos telefones             11 2086 2474 begin_of_the_skype_highlighting            11 2086 2474      end_of_the_skype_highlighting       ou             11 8118 1858 begin_of_the_skype_highlighting            11 8118 1858      end_of_the_skype_highlighting      .

“Estou à disposição tanto em Guarulhos quanto em São Paulo para qualquer orientação seja na parte jurídica ou de segurança”, afirmou Felipe.
Fonte: 
Bolívia Cultura
infinitafm

No hay comentarios:

Publicar un comentario