jueves, 5 de julio de 2012

EN SAN PABLO .. DEBORA SANCHEZ ... ÑUSTA DE LOS TINKUS JAIRAS.


Casal de irmãos vence a eleição de Ñusta e Rei do grupo Tinkus Jairas
Por: Thiago Baltazar - São Paulo, 02 de julho de 2012


No último domingo (1°) o Grupo Folclórico Tinkus Jairas realizou na Escola Orestes Guimarães a primeira eleição da Ñusta e do Rei. Seis integrantes concorreram, mas foi o casal de irmãos Débora Sanchez e Victor Hugo Sanchez que levou o título. Eles vão representar o grupo pelo período de um ano.

 
“É um momento inesquecível porque é uma eleição da qual se participa uma vez ao ano, principalmente ao lado de minha irmã”, afirmou Hugo. Ele explicou que foi Débora quem o convenceu a participar do concurso e disse que ela tinha o sonho de vencer.

Ao contrário do que se pensa, eles não ensaiaram tanto, pois já possuem o talento correndo no sangue. “Eu me preparei emocionalmente, porque é algo que não vem da força, mas do coração”, disse.

Débora, que sempre quis ser Ñusta, afirmou que os jovens imigrantes devem participar das atividades culturais bolivianas. “Não podemos nos esquecer de nossa nação que é a Bolívia. Estamos longe de nosso país, mas sempre o representando”, declarou.

Os critérios para a escolha do casal foram conhecimento da dança, destreza, vestimenta que deveria ser a caráter e a simpatia. Não houve jurados, a escolha foi feita através de votos individuais e secretos dos integrantes do grupo. A Óptica La Paz ofereceu um par de lentes de contato para a vencedora.

A eleição da Ñusta é parte da cultura do tinkus, conforme explicou Marcela Mendoza, integrante do grupo. “Ela representa a fertilidade da terra que tem de ser fértil para uma boa colheita durante todo o ano”.
 
O Grupo Folclóriro Tinkus Jairas foi fundado em 8 de abril de 2012 na Praça Kantuta pra levar para a comunidade boliviana, brasileira e latina em geral as tradições e costumes da Bolívia. Todos que se interessam pela dança folclórica podem participar e, a presidente do grupo Maria Cordero Flores, estendeu o convite a todos os residentes bolivianos em São Paulo.
 
Os ensaios são realizados na Escola Orestes Guimarães aos sábados das 14h às 16h e aos domingos das 9h30 às 13h (em seguida eles vão para a Praça kantuta e ensaiam das 14h às 15h).

Serviço
Ensaio Grupo Folclórico Tinkus Jairas
Local: Escola Orestes Guimarães
Endereço: Rua Canindé, 225 - Pari
Sábados das 14h às 16h
Domingos às 9h30 às 13h e das 14h às 15h na Praça Kantuta
Praça Kantuta: Rua Pedro Vicente s/n - Pari - Metrô Armênia

 Fonte: 
Bolívia Cultural

No hay comentarios:

Publicar un comentario