Yasmin Aranibar é a Ñusta da Associação Bolívia Brasil
Por: Angelina Miranda - São Paulo, 21 de Julho de 2012
Matracas, vuvuzelas, apitos e muita emoção. Esse era o clima no salão de festas da Pastoral do Migrante nesta última sexta-feira (20) na eleição da ñusta, que elegeu a fraterna do Caporales San Simón, Yasmin Rojas como a representante da Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil.
Antes mesmo do início do concurso as torcidas já gritavam pela sua preferida, nem quem quisesse poderia ficar parado. Ao todo foram treze candidatas que apresentaram danças leves e pesadas; num primeiro momento cinco casais foram desclassificados, restando apenas oito. Esses, tiveram que se apresentar mais uma vez para que os jurados então escolhessem os três casais vencedores.
A cadência e elegância no dançar da jovem boliviana conquistou os jurados; entre eles Osvaldo Puita agente consular do consulado Bolívia, Dora Maticao decoradora de festas da comunidade boliviana e Rolando Panosso ex integrante do Kantuta Bolívia
Em terceiro lugar ficou Iren Melina representante do Ballet Folclórico Boliviano, em segundo Debora Oreliz a representante do recém chegado à comunidade boliviana, Tinkus Jairas. E a grande estrela da noite foi Yasmin Rojas da Fraternidad Caporales San Simón.
Desde a primeira apresentação, o casal, Yasmin Rojas e Cesar Augusto Villegas inovou na performance mais sedutora do caporal, o que animou o público.
"Pensamos em fazer algo diferente e deu certo, é uma grande alegria e satisfação ter conquistado a ñusta depois de tanto esforço e dedicação. Agradeço a todos pelo apoio", conta Yasmin, que no mês passado foi eleita como Predilecta San Simón.
Mesmo com o término do concurso a animação não cessou. Fora do salão, integrantes do San Simón cantavam, batiam bumbo e comemoravão mais uma vitória da filial que está desde 2007 em São Paulo.
Yamin Aranibar é a sucessora de Jaqueline Martha Martinez Dorado do grupo J’acha Sicuris de Italaque Nuevo Amanecer, ñusta do ano passado.
Em sua 6º edição, a eleição é organizada pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil, que também organiza a Festa de Independência da Bolívia no Memorial da América Latina que este ano tem o tema da Campanha Internacional de Promoção da Cultura Boliviana Eu Amo Bolívia
.
Significado
Ñusta, deriva da língua e do povo originário quéchua. Esse era o nome dado às princesas do Império Inca. Ela era uma adolescente virgem, que representava a terra ainda não fertilizada, um símbolo também da mãe terra, Pacha Mama. Trazendo consequentemente a esperança de dias melhores, de um futuro mais promissor.
De certo modo, este também é um dos propósitos da Ñusta da Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil, trazer boas novas e representar com elegância e conhecimento sua agrupação folclórica.
Prêmios para os casais
1º lugar – Passagens aéreas de ida e volta para a Bolívia
2º lugar – Passagens terrestres de ida e volta para a Bolívia
3º lugar – Um par de ingressos para o parque de diversão Hopi Hari
3º lugar – Um par de ingressos para o parque de diversão Hopi Hari
Candidatas e agrupações participantes
Morenada Señorial Illimani
Tatiana Venegas Apaza
Kullaguada Esmeralda Del Valle
Jhanet Tumiri Quispe
Juventud Chicheña
Alicia Castillo Avalos
Diablada 10 De Febrero
Daniela Rivera Marca
Morenada Bolivia Central
Sandy Esther Patzi Poma
Morenada Juventud Intocables
Gloria Estefani Sumi Torrejon
Huaycheños de Corazón
Solange Daniela Romero Maita
Kantuta Bolivia
Deysi Samira Zarate Mamani
Ballet Folclórico Boliviano
Iren Melina Alba Aysa
Caporales San Simón
Yasmin Deysi Aranibar Rojas
Tinkus Jairas
Debora Oreliz Orellana Sanchez
Morenada Nueva Revelación 2004 Los Catedráticos
Sandra Mamani Mamani
Tinkus Huayna Lisos
Pamela Ibanes Álvares
Apoio
BoA – Boliviana de Aviación
Optica La Paz
Pastoral do Migrante
Bolívia Cultural
Optica La Paz
Pastoral do Migrante
Bolívia Cultural
No hay comentarios:
Publicar un comentario