sábado, 7 de julio de 2012

EN SAN PABLO .. SE REALIZO .. LA ULTIMA NOVENA DE LAS VIRGENES DE COPACABANA y URKUPIÑA

Última novena das Virgens de Copacabana e Urkupiña.
Por: Da Redação - São Paulo, 07 de julho de 2012

Na noite da última sexta-feira (6) a Fraternidad Cullaguada Esmeraldas Del Valle realizou a última novena das Virgens de Copacabana e Urkupiña na Igreja Nossa Senhora da Paz.

O evento é parte das comemorações que antecedem a grande festa de Independência da Bolívia no dia 6 de agosto. Os organizadores solicitaram aos presentes que levassem 1 kg de alimento que será repassado a Pastoral e em seguida sera doado aos mais necessitados.


















Foram realizadas sete novenas nos bairros com sete casais passantes e duas na igreja, a abertura e o encerramento.

O Padre Mario Geremia rezou a missa e afirmou que fé e cultura na comunidade boliviana andam juntas, pois segundo ele, é na união das duas que há vida.

Ainda de acordo com o padre, a religiosidade na comunidade pode ser fortalecida de três formas. Primeiro com a participação pessoal de cada um, segundo com a comunidade que celebra e terceiro colocando em prática tudo que se aprendeu. “Cremos que a fé pessoal celebrada em comunidade tem que repercutir na sociedade para mudar a realidade”, disse.

O fundador e preste maior da fraternidade Mario Marcelo Chuquimia afirmou que as novenas aumentam sua fé. “Essa novena e tão importante para nos porque nos ajudam a seguir em frente”. Já sua esposa, Lidia Mamani de Chuquimia disse que eles estão peregrinando longe de sua terra natal e que as Virgens os protegem.

A partir de 2013 as novenas serão realizadas somente na Pastoral do Migrante para fortalecer devoção as virgens, conforme explicou a secretária geral da Associação Cultural Bolívia Brasil, Ruth Camacho.

“O foco está um pouco desvirtuado e a Associação está trabalhando para restabelecer e modificá-lo. Se a gente faz alguma coisa é em prol das Virgens. Estamos buscando que a comunidade enxergue que as donas da festa são as Virgens”, declarou.

Após a missa, houve uma recepção social no salão de festas da Pastoral do Migrante. Antecedendo a esperada festa de 6 de agosto que é realizada no Brasil desde 2007 pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil neste ano comemorada nos dias 4 e 5 de agosto com pré-entrada no dia 28 de julho.

O mestre de cerimônia foi Franklin Castro e o prato servido foi o lechón, típico de La Paz. A atração foi o Antakira Bolívia que afirmou estar muito feliz em cantar em devoção as Virgens de Copacabana e Urkupiña.



Fonte:
Bólivia Cultural

No hay comentarios:

Publicar un comentario