lunes, 10 de septiembre de 2012

190 AÑOS ... INDEPENDENCIA DE " BRASIL "


Imigrantes celebram a independência do Brasil

Por: Da Redação - São Paulo, 05 de setembro de 2012


O dia 7 de setembro é uma das principais datas pátrias do Brasil. É quando se comemora o Dia da Independência, proclamada em 1822.

Constituído por um povo de diferentes etnias e nacionalidades, o Brasil recebeu felicitações de inúmeras instituições voltadas para os imigrantes, como o consulado do Peru e o Instituto Cervantes.

Eduardo Pérez del Solar, cônsul do Peru agradeceu ao Brasil por receber os imigrantes peruanos. “É um povo que nos acolhe e por isso temos que celebrar com eles”, disse.

Já o presidente do Instituto Cervantes em São Paulo, Pedro Benítez Pérez afirmou para o Bolívia Cultural que deseja muita diversão e descanso para os brasileiros. “O Brasil nos acolheu e por isso temos que estar com eles. Sempre que pudermos, podemos fazer alguma coisa tipicamente brasileira”, declarou
.

Casa dos principais eventos da nova leva de imigrantes no Brasil, o Memorial da América Latina também se pronunciou sobre a independência do Brasil.

"Nossos libertadores gritaram pela independência de nossos países  e acabaram por formar um continente diferenciado. Nós conseguimos acabar com a colonização e hoje somos o resultado de nossas brigas; conquistamos nossa independência, cada um a sua forma", afirmou o diretor de atividades culturais da entidade, Fernando Calvoso.


Cônsul Geral da Bolívia - Dr. Jaime Valdivia Almanza




Cônsul do Peru - Eduardo Perez del Solar


Presidente do Instituto Cervantes -  Pedro Benitez





Comunidade imigrante

Os imigrantes bolivianos e peruanos irão celebrar a data com promoções nos setores de gastronomia e transporte.

O restaurante boliviano Los Tajibos, localizado no bairro do Bom Retiro, vai oferecer caipirinha de graça para clientes que comparecerem no local na próxima sexta-feira 7 de setembro.
O tradicional estabelecimento existe há 36 anos e foi criado pelo pacenho Nelson Ocampo que mora no Brasil há 25 anos. Entre os pratos mais vendidos estão o fricasé, lechón e ají de lengua. Antes de abrir o Los Tajibos, Ocampo teve outro restaurante em Santo voltado ao público brasileiro, chamado de "Lá Em Casa".

A tenda de comidas típicas da Bolívia, Los Caporales irá entregar duas salteñas e dois sucos de mocochinci para os 10 primeiros que chegarem ao local vestindo uma camiseta do Brasil; pode ser da seleção ou somente com o nome do país.

Por fim,  a companhia de transportes terrestres peruana, Ormeño irá baixar os preços das viagens no mês de setembro. As passagens de ida que antes custavam  R$ 587,00 agora são vendidas por R$ 420,00.

A Independência

Com o objetivo de recolonizar o Brasil, a coroa portuguesa enviou em janeiro de 1822 uma carta ao então príncipe regente do Brasil, Dom Perdo I exigindo que ele retornasse a Portugal.

No entanto, D. Pedro se negou a atender a reivindiação de Portugal e permaneceu no Brasil. "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico", disse.

Em seguida, uma série de medidas foram tomadas e desagradaram ainda mais a corte. Uma Assembleia Constituinte foi convocada e todas as leis de Portugal foram canceladas, a menos que possuíssem o “cumpra-se”, ou seja, a aprovação de D. Pedro.

Preocupada com os últimos acontecimentos, a sociedade brasileira temia uma desestabilização social. Por esta razão, o príncipe regente viajou a Minas Gerais para acalmar os ânimos. Na volta, D. Pedro foi informado, através de uma carta de Portugal, que a Assembleia Constituinte havia sido anulada e que ele deveria voltar imediatamente à Europa.

Em São Paulo, às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro levantou a espada e declarou.  “Independência ou Morte”. 

Livre de Portugal, o Brasil teve sua independência reconhecia primeiramente por EUA e México, seguidos de outros países.

Fonte: 
Bolívia Cultural

No hay comentarios:

Publicar un comentario