lunes, 3 de septiembre de 2012

EN SAN PABLO .. AUTORIDADES SE PRONUNCIAN SOBRE SEGURIDAD .


Autoridades falam da importância de os imigrantes fazerem o Boletim de Ocorrência

Por: Da Redação - São Paulo, 31 de agosto de 2012



Após matéria publicada pelo Bolívia Cultural a respeito dos problemas de segurança que o entorno da Praça Kantuta, autoridades se manifestaram sobre a importância de documentar qualquer tipo de ação criminosa para que as medidas sejam tomadas pelos órgãos responsáveis. 

O motivo principal pelo qual a Guarda Civil Metropolitana não faz rondas mais ostensivas na região da feira é o fato de não haver registros de roubos e furtos. Sem formalizar o ocorrido, o órgão responsável não tem como criar ações que coíbam a criminalidade.

“A constituição assegura ao brasileiro e ao estrangeiro os mesmos direitos fundamentais. Quando entramos no campo da cidadania, é preciso que o cidadão boliviano compreenda que ele é tem direitos e deveres. Entre os direitos está a segurança pública. Tem que haver conscientização que munido do boletim de ocorrência ele terá acesso a esse direito, bem como buscando a defensoria pública. O direito é humano independente de religião ou nacionalidade”, disse em entrevista ao Bolívia Cultural Dr. Marcos Vinícius Rodrigues Lima da Defensoria Pública da União.

Um dos receios dos imigrantes em denunciar o crime é pelo fato de, alguns,  estarem em situação irregular no país. Tal situação não impede que ele seja atendido em qualquer delegacia de polícia. Como explica Eloísa de Sousa Arruda da Secretária de Justiça do Estado de São Paulo.

“Qualquer boliviano tem o direito de ir a uma delegacia de polícia, mesmo que não se encontre em situação regular no país. Também é possível que a denúncia seja feita por meio da Internet, atualmente até por meio de telefones celulares. O boletim de ocorrência eletrônico pode ser feito por qualquer pessoa”, disse.

Arruda pontua ainda a importância de documentar o furto ou roubo em qualquer hipótese.

“As estatísticas policiais são importantíssimas para o nosso trabalho de inteligência. Quando percebemos que um determinado grupo de pessoas, ou uma determinada região está suportando ações criminosas nós direcionamos nossas atividades para esta comunidade e local. É dever da delegacia recebê-los e ampará-los, mas caso não sejam atendidos, podem procurar os promotores do Ministério Público ou o Fórum Criminal da Barra Funda que presta  serviço de atendimento ao público para estas questões”, finaliza.







Eloísa de Sousa Arruda


Secretária de Justiça do Estado de São Paulo

  

Dr. Marcus Vinicíus Rodrigues Lima
Defensória Pública da União




Guarda Civil Metropolitana pode intensificar segurança na Praça Kantuta

Após matéria publicada pelo Bolívia Cultural a respeito dos problemas de segurança que o entorno da Praça Kantuta enfrentou nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Segurança afirmou para o BC, por meio de sua assessoria, que o comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM) fará uma avaliação no local e, se julgar necessário, irá intensificar o combate a roubos e furtos na região com o auxílio da Polícia Militar. Saiba mais 






Associação Padre Bento lança medidas para reforçar segurança na Praça Kantuta

Um dos principais pontos de encontro da comunidade boliviana, a Praça Kantuta está enfrentando problemas relacionados à segurança nas últimas semanas. Visitantes e feirantes se queixam de furtos praticados no local por infratores em plena luz do dia. Saiba mais 










Consulado boliviano encaminha pedido de policiamento à PM para a Praça Kantuta
Desde que o Bolívia Cultural lançou matéria sobre a onda de furtos na Praça Kantuta, algumas medidas foram tomadas. Tanto pela Associação Gastronômica Cultural Folclórica Boliviana Padre Bento, que trocará o efetivo de seguranças particulares até outubro, quanto por instituições ligadas aos imigrantes bolivianos, como o Consulado Geral da Bolívia em São Paulo.  Saiba mais 

Fonte: 
Bolivia Cultural

No hay comentarios:

Publicar un comentario