Aniversário de seis anos do Ballet Folclórico Boliviano reúne 400 pessoas em SP
Por: Angelina Miranda - São Paulo, 18 de Junho de 2012 -
O arborizado Clube da Aeronáutica na Zona Norte de São Paulo, recebeu no sábado (16) uma festa em comemoração aos seis anos do Ballet Folclórico Boliviano.
O evento teve abertura para apresentação de danças às 21h, tendo como oradora Ruth Camacho, integrante da Associação de Grupos Folclóricos Bolívia Brasil.
Trajada com um sobretudo vermelho e com os cabelos trançados Norah Gamboa, presidente do grupo, não conteve a emoção ao abrir o evento, “Muito obrigada pela presença de todos e aos meus amigos e familiares que há tanto tempo caminham junto comigo. Sempre com o objetivo de preservar e valorizar a cultura boliviana”.
Num gesto de carinho boa parte dos jovens presentes bradou, “tia Nora, tia Nora”, deixando a .boliviana mais emocionada. Após o discurso foi dado início às apresentações.
Nora Gamboa fundadora do Ballet Folclórico Boliviano.
A primeira dança a ser apresentada pelo grupo de 25 integrantes, foi a Virgenes del Sol.
Preservando a tradição da cultura do Império Inca, representa um rito de homenagem ao deus sol na presença de seu filho o “Rei-deus” inca, num ritual de sacrifício das virgens em sua honra, que dá nome a dança “Virgenes del Sol”.
Llamerada, colquechacamanta, diablada, morenada e quadro cochabambino integraram as danças apreciadas pelo público, no intervalo a música e animação ficava por conta do grupo boliviano Akhulli.
Em entrevista ao Bolívia Cultural, Norah Gamboa contou como surgiu a iniciativa de criar o grupo folclórico, “Eu via sempre muitas pessoas aqui no Brasil de outras nacionalidades se organizando e fazendo grupos de danças de suas respectivas culturas. Foi nesse momento que decidi criar o grupo e mostrar também a cultura boliviana”.
Sobre o diferencial do Ballet Follcórico ressalta, “Existem grandes grupos, mas que apresentam uma única dança. O Ballet se caracteriza pela diversidade de coreografias”.
O grupo foi fundado no ano de 2006 por Miriam Cerqueira, Hector Espada, Norah Gamboa com a colaboração de Fredy Bazobery e Hugo Villarroel.
Integrantes de outros grupos folclóricos como Kantuta Bolivia, Caporales San Simón e Sociedad Folklorica Boliviana estiveram presentes para prestigiar os seis anos de história do Ballet Folclórico Boliviano. Houve ainda, sorteio de prêmios e pratos típicos da cultura gastronômica boliviana. Segundo organização o evento reuniu 400 pessoas.
Sorteio de produtos típicos bolivianos:
1 porta lápis
1 colete unissex
1 bolsa
1 blusa infantil
Pratos típicos bolivianos:
Pique a lo Macho
Chicharrón
Silpancho
Grupo Akhulli
Sambin Hernani - Primeira voz e violão
Javier Quino - Instrumento de sopro e voz
Fernando Hernani - Instrumento de sopro e voz
Ramiro Marcos Ramos - Charango, queña e voz
Freddy Carrillo - Charango, instrumento de sopro e voz
Javier Campos - Percución
Contato para shows: (11) 3313-2160
No hay comentarios:
Publicar un comentario