lunes, 28 de marzo de 2011

UN HOMBRE QUE LUCHA POR LOS INMIGRANTES EN BRASIL ..


Pela comunidade – agora com afiliação politica

Por: Da Redação




















Em 24 de Março se realizou o ato solene da filiação de Paulo Illes ao Partido dos Trabalhadores – PT. Diante de amigos, parceiros e familiares, foi oficializada a entrada dele na legenda do partido; com direito ao apoio daqueles que o acompanharam durante seus anos de trabalho árduo, dedicados a comunidades migrantes e os direitos de cada povo e pessoa que chegam aqui.

Illes, vem com grande currículo: Fundador do Centro de Apoio ao Migrante de São Paulo, Coordenador Internacional da Articulação Sulamericana Espaço Sem Fronteiras.

Os imigrantes atualmente são mais 1.330.000, segundo MJ, os sulamericanos são a grande maioria e mais de 400 mil no Estado de São Paulo. A Anistia beneficiou 43.000, dos quais 34 mil em São Paulo. Estes a partir de junho começam a renovar como permanentes...  por outrolado segue vigente o acordo do mercosul para argentinos, paraguaios, uruguaios, chilenos e bolivianos, eles podem pleitear a qualquer momento sua residencia no brasil, são os grandes avanços do governo do PT em termos de migração. Ele é atualmente Diretor do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrantre e membro da ONG Presença da América Latina.




















Entre as principais lutas do movimento se pode destacar os Acordos de Livre Transito e Residencia entre os estados partes do Mercosul, Chile e Bolivia, a anistia para imigrantes em 2009, a luta por uma nova lei de  Migração, o direito ao voto dos imigrantes, além da coordenadoria do imigrante na cidade de São Paulo, uma secretaria de onde se possa articular políticas para inclusão integral dos migrantes.

Prestigiando esse acontecimento, ocorrido nesta quinta-feira, estavam o Vereador Donato – PT São Paulo; o engenheiro e ex-deputado federal Ricardo Zarattini; Oriana Maculet Presidente de Presença America Latina e Daniel Colque Andrade, companheiro de longa data nas lutas de Paulo.

O evento foi marcado por pontualidade, sala cheia daqueles que acreditam no homem Paulo e em seu trabalho. Apoio reafirmado pela proposta de ação de Illes que pretende firmar a tarefa de dar, não só voz, mas os direitos dos migrantes radicados aqui. Trabalhar junto a população paulistana por integração, respeito, politicas sociais e econômicas de igualdade e agregação de conteúdo.

Simbolizando o valor da diversidade presente e pela qual Paulo trabalha, o grupo Peru Incas apresentou em abertura ritmos de varias partes da américa latina.

Assim, entre palmas e a fala de Daniel “Paulo amigo el Pueblo esta contigo” o ato foi realizado. Pois “quem sabe faz a hora não espera acontecer” e é para isso que Illes vem caminhando.

No hay comentarios:

Publicar un comentario