viernes, 9 de septiembre de 2011

15° REVELANDO SAN PABLO .... CONTARA CON LA PARTICIPACION DE LA COMUNIDAD BOLIVIANA


15º Revelando São Paulo conta com participação da comunidade boliviana

Por: Gimaine Teodoro - 09 de setembro de 2011

Em sua 15º edição, celebrando com as manifestações artísticas e folclóricas, culinária e artesanato do interior paulista; comemora a Cultura Paulista tradicional.

O Festival acontece de 9 a 18/09, das 9 às 21h, no Parque Vila Guilherme – Trote (com entrada gratuita). O evento contará com 90 espaços de culinária, 160 de artesanato, Rancho Tropeiro, espaço quilombola e cortejos pelas ruas da cidade, além das brincadeiras de todos os tempos e a corrida de cavalhada.

No palco, aproximadamente 300 grupos trarão manifestações artísticas durante os dez dias do evento. Entre eles representantes da cultura boliviana.

Grupos com sede em São Paulo que atuam em prol da riqueza ancestral do Estado Plurinacional da Bolívia. Ao todo serão cinco Grupos Folclóricos se apresentando, com diversos ritmos, cores e em dias diferentes. Porém todos pela cultura e devoção.

São eles: Sociedad Folcklórica Boliviana; Fraternidad Caporales Universitários San Simón – Bloque São Paulo; Ballet Folclórico Boliviano; Fraternidad Morenada Central e Grupo Kantuta Bolívia.

15º Revelando São Paulo – conheça

O Festival, que através do programa Revelando São Paulo a Abaçaí Cultura e Arte, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, vem reunindo há mais de uma década, uma amostragem significativa da cultura tradicional em São Paulo, dando a conhecer aos paulistas e ao Brasil, aspectos desconhecidos ou pouco divulgados da vida em São Paulo, refletindo o mais possível, nossa diversidade cultural, promovendo o encontro do rural com o urbano, do tradicional com a mídia.

A parceria que se estabelece com as prefeituras para sua realização tem feito estreitar os vínculos das administrações locais com as expressões culturais mais espontâneas de suas regiões, fazendo o intercâmbio e a interação entre os grupos nas festas, fato tímido até então.

Além do Festival da Cultura Paulista Tradicional realizado na cidade de São Paulo, este programa desenvolve outros três festivais regionais, que dão conta das peculiaridades da cultura tradicional nas regiões do Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Região Bragantina.

O evento segue a seguinte linha, de expressões culturais: Mesa Paulista, Festival da Amizade, Batuque, Bonecos de Rua e Cabeções, Caiapós, Encontro de Caminhoneiros, Carreira de Bois, Cururu, Encontro de Catira, Cavalaria, Congado de São Paulo, Festa de Cosme e Damião, Encontro de grupos cosmopolitas, Fandangos, Folias de Reis, Folias do Divino, Encontros de Irmandades, Jongo, Encontro de Romeiros, Encontro de Sanfoneiros, Noites de São João, Noite de Tambores, Encontro de Violeiros, Zé Pereira,


Festival da amizade – integração das comunidades

O Festival da Amizade é uma celebração da diversidade, um encontro fraterno, uma grande festa a que se somam em torno de 40 grupos de danças folclóricas, representantes da mais de 25 comunidades estrangeiras de várias etnias. Através da multiplicidade de sons, de ritmos e danças, de cheiros e sabores, buscamos celebrar a riqueza multi-cultural da cidade e do Estado de São Paulo. Mas não apenas a celebração. O Festival da Amizade inscreve-se também nas iniciativas por uma cultura de paz, abraçada por diversas instituições e entidades irmãs em todo o mundo. Reunidos na abertura do Revelando São Paulo, os grupos apresentam as danças e os ritmos característicos de suas comunidades. O encontro com os demais grupos e com o público representa também um momento privilegiado para o compartilhamento de experiências, de vivências, selando assim o compromisso de todos com a paz mundial.


Comunidade Atuante – conheça os grupos participantes


Os grupos, cada qual com seu lema e gama de atuação; surgem com a importante tarefa de preservar e divulgar a tradicional cultura boliviana através da música e da dança, reunindo crianças, jovens e adultos, sem distinção de idade, sexo, raça, condição social, política ou credo religioso. Tal qual a integração social independente de país de origem, mas sim de querer bem a cultura vasta da Bolívia.


 – O Sociedad Folklorica Boliviana, fundado em 2003. Em meio à diversidade de empecilhos encontrados por imigrantes para inserção social, o grupo identificou formas de colaboração e optou por participar ativamente da inclusão social de crianças e jovens bolivianos, proporcionando momentos de lazer e estimulando o senso de responsabilidade, utilizando como instrumento a arte e expressão corporal, através da música e da dança.

No evento Revelando São Paulo, Sociedad se apresenta no sábado, 10 de setembro. Segundo a programação entre 12h e 16h, no Festival da Amizade.

 – Caporales San Simón – Bloque São Paulo – fundado em 2007 – é a única filial oficial de Fraternidad Folklorica Y Cultural Caporales Universitarios de San Simón Cochabamba – Bolivia, no Brasil.

Composto hoje por mais de 100 fraternos – na capital paulista, entre jovens bolivianos, brasileiros descendentes de bolivianos e simpatizantes, que através da dança CAPORALES tem o objetivo de transmitir amor, orgulho, e devoção as Virgens 'del Socavón (sua patrona , de Urkupiña e de Copacabana'. Demonstrando assim a riqueza cultural da Bolívia. No evento Revelando São Paulo, os Simones se apresentam no sábado 10 de setembro. Segundo a programação entre 12h e 16h, no Festival da Amizade.

– O Ballet Folclórico Boliviano, fundado em junho de 2006, por Mirian Cerqueira, Hector Espada, Norah Gamboa; com colaboração direta de Fredy Bazobery e Hugo Villarroel. 

Iniciou suas atividades com o objetivo de difundir e integrar a cultura através da dança, tentando conservar ao máximo, o típico das danças e das musicas dos diferentes departamentos bolivianos.


Conta com bailarinos de diferentes nacionalidades, de todas as idades e conta com o apoio de todos os integrantes para a investigação e difusão do folclore. No evento Revelando São Paulo, o BFB se apresenta no sábado 10 de setembro. Segundo a programação entre 12h e 16h, no Festival da Amizade.


– A Morenada Bolivia Central – residentes em Brasil, Fundada em 12 de maio de 2001, tem como lema “Con Categoria, Humildad y Calidad, unidos por la fé.” Um grande grupo que preserva o ritmo morenada. O qual representa a caminhada dos negros, as minas de Oruro, Potosí e Poopó.

Uma dança que mostra a imitação e sátira dos escravos africanos, as festas exuberantes realizadas pelos senhores escravocratas da época colonial. No evento Revelando São Paulo, Bolívia Central se apresenta no domingo 11 de setembro. Segundo a programação, após as 10h, no Festival da Amizade.
















– O grupo Folclorico Kantuta Bolívia, fundado em abril de 2003, abriga filhos de bolivianos, bolivianos, brasileiros e outras nacionalidades, com o intuito de divulgar cultura.

Eles apresentam um leque amplo de danças bolivianas, mas para o evento foram selecionados os seguintes ritmos: morenada; cueca; tinku e caporal.

A última, com a qual se sagraram campeões 2011, na categoria danças Livianas no evento de Festa Pátria, pela Independencia do país, chamado “Bolívia Um Só Coração”, um dos maiores do ano –  ocorrido na Fundação Memorial da America Latina – em São Paulo. No evento Revelando São Paulo, os Kantutas se apresenta no domingo 11 de setembro. Segundo a programação, após as 20h, no Festival da Amizade.

Serviço – 15ª edição Revelando São Paulo

Local: Parque da Vila Guilherme – Trote
Endereço: Avenida Nadir Dias de Figueiredo, s/n
Horário: das 9h às 21h
Duração: de 9 á 18 de setembro/2011
Para outras informações, acesse www.revelandosaopaulo.org.br


Fonte: 
Bolívia Cultural
RADIOINFINITAWEB

No hay comentarios:

Publicar un comentario