martes, 6 de septiembre de 2011

RESIDENTES DE CHILE EN SAN PABLO .... EL PROXIMO DIA 24 DE SEPTIEMBRE CELEBRAN UN AÑO MAS DE SU INDEPENDENCIA


Sáb.24 de setembro A comunidade de chilenos de SP comemora no Memorial a Independência de seu país

Quarta, 24 de agosto de 2011
Setembro é o mês em que a comunidade chilena radicada em São Paulo – cerca de 25 mil pessoas - comemora sua data nacional. A festa tem o apoio do Memorial e é dividida em duas etapas. Na primeira, no dia 4, o Auditório Simón Bolívar recebe o 7º Festival Folclórico de Música e Dança Chilena. No dia 24 se dá propriamente a Comemoração da Festa Pátria Chilena, popularmente conhecida no Chile por “18 Chico”. Segundo a tradição, no primeiro fim de semana depois de 18 de setembro, quando foi instalado um “cabildo” autônomo em Santiago, deve-se festejar a independência do país.
Em 18 de setembro de 1810, o cabildo (assembleia local) formou uma Junta de Governo, sob a presidência do criollo Mateo de Toro y Zambrano. Apesar de jurarem fidelidade ao rei Fernando 7º, pela primeira vez um criollo se tornava governante do Chile. Com isso, se desencadeou um processo que levaria à guerra com a Espanha colonizadora. A proclamação oficial da Independência só ocorreria em 1818, sob a liderança de Bernardo O’Higgins.
Em ambas as festas, haverá a oportunidade de conhecer a culinária e a arte chilenas. Participam das festas os grupos chilenos de músicas folclóricas Chile Lindo, Quinchamalí, conjunto Pablo Neruda, Raíces de Chile, Canto Libre, América Morena e Chile Chico
A Une-Chile é formada por 16 organizações e 350 membros independentes. Ela é uma organização não governamental e sem fim lucrativo, que se dedica a promover a integração dos imigrantes chilenos à sociedade brasileira e ao mesmo tempo preservar as suas tradições. Ela faz isso organizando eventos culturais, esportivos e sociais.
Serviço:
7º Festival Folclórico de Música e Dança Chilena Une-Chile4 de setembro, domingo, 15h
Auditório Simón Bolívar
Aberturas de barracas de artesanato e comidas típicas às 11h
Entrada franca
Comemoração da Festa Pátria Chilena – 18 Chico24 de setembro, sábado, das 11 às 19h
Praça Cívica

Entrada franca
Endereço:
Memorial da América LatinaAv. Auro Soares de Moura Andrade, 664  Portão 13 – Estacionamento portão 15
Barra Funda – SP do lado do Metro Barra funda

No hay comentarios:

Publicar un comentario