jueves, 22 de septiembre de 2011

DIA 26 DE SEPTIEMBRE .. SEMINARIO SOBRE EL BULLYNG .. EN LA CAMARA MUNICIPAL DE SAN PABLO


Acontece na Câmara Municipal de São Paulo seminário sobre bullying

Por: Da Redação - São Paulo 21 de setembro de 2011

Na próxima segunda feira (26) vai acontecer na Câmara Municipal de São Paulo o seminário Bullying???. Abordando os principais fatores que envolvem esse problema social.

Recentemente temos notícias de uma nova forma de nomear comportamentos considerados agressivos, de humilhação ou constrangimento: o bullying. 

Documentos, matérias em jornais, projetos de lei têm defendido a ideia de que nesses casos é necessário identificar o agressor e a vítima, de maneira a punir ações dessa natureza.



Seria este um fenômeno dos tempos modernos? Estariam nossos jovens, adolescentes e crianças mais violentos que gerações anteriores? O que estaria produzindo tais comportamentos? Estas e outras questões têm dividido educadores, psicólogos, juristas...

Para contribuir com a discussão, realizaremos na Câmara Municipal de São Paulo o Seminário ‘‘BULLYING???’’

Objetivos.


Contribuir para a compreensão de como são constituídas ações consideradas violentas, destacando-se as condições sociais, políticas e educacionais em que tais fatos acontecem; Refletir sobre princípios que devem fundamentar políticas públicas que contribuam para enfrentar condições geradoras de ações violentas e de constrangimento.

Programação

Credenciamento – 12h00 /12h45
 mesa de abertura – 13-00/14h00
 Mesa Redonda - Bullying: Do que estamos falando? - 14h00/15h00
mesa Redonda - Bullying: O que podemos fazer? - 15h45/16h45
Encerramento -  17h15/17h30

Mesa Redonda - Bullying: Do que estamos falando?
 Das 14h às 15h

Eixo 1. Como as ações de agressão são compreendidas e interpretadas e que questionamentos temos às interpretações de bullying 
Por detrás destes comportamentos está, na maior parte das vezes, a existência de diferenças entre pessoas, sejam de ordem física, de classe social, de tamanho, de gênero... enfim, diferenças que, de alguma maneira, se estabelecem e não são aceitas por um grupo ou por uma pessoa, apenas.


O bullying como uma forma de preconceito, não é uma característica de crianças e adolescentes. Este processo é construído nas relações humanas, é social e pode passar pela família, pelo bairro em que moramos, pela escola...

A intolerância e a agressividade podem se manifestar individualmente, mas são fruto de um conjunto de aprendizagens, de vivências, de modelos que apresentamos às crianças e jovens na sociedade em que vivemos.
Como as crianças, os adolescentes e os adultos constroem seus valores? Como os diferentes atores contribuem para que o bullying aconteça? Como nós, adultos, podemos enfrentar o desafio do individualismo e da intolerância ao diferente?

Roberto da Silva
 Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 

Carla Biancha Angelucci
 Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.
 
Mesa Redonda  - O que podemos fazer? Das 15h45 às 16h45

Eixo 2. que  ações podem ser desenvolvidas para  enfrentar situações de violência vividas na sociedade e na escola?
Intolerância às diferenças, traduzidas no que hoje é tratado com bullying, é um desafio que a escola e a sociedade como um todo precisam enfrentar.
O que compete à escola? Que políticas públicas podem ser propostas para a construção de uma sociedade democrática?

Zilda Iokoi
Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre a Intolerância – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências e Letras - Universidade de São Paulo.

Marilene Proença
 Associação Brasileira de Psicologia  Escolar e Educacional  - ABRAPEE


Fonte: 
Bolívia Cultural
RADIOINFINITAWEB

No hay comentarios:

Publicar un comentario