jueves, 28 de julio de 2011

EL TINKU ES 100% BOLIVIANO ... SAN PABLO PRESENTE ... DOMINGO EN EL MEMORIAL


Participação São Paulo - EVENTO MUNDIAL EN DEFENSA DEL TINKU 100% BOLIVIANO

Por: Gimaine Teodoro


Com o objetivo de reivindicar, promover e divulgar internacionalmente a origem da dança TINKU, pelo mundo todo no domingo 31 de julho de 2011, às 12h (horário local), acontecem apresentações públicas de TINKU.

No Brasil o evento será realizado em duas cidades: São Paulo e Rio de Janeiro.

No Rio, o Grupo Folclórico Cultural Patuju organiza apresentação na Praia de Copacabana. Apoiado por Consulado Geral da Bolívia no Rio de Janeiro, Sub Prefeitura Zona Sul do Rio de Janeiro, Grupo Renascer Andino, Grupo Integración Latina e Bolívia Cultural.

Na cidade de São Paulo a ação é organizada pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil e será realizada no Memorial da América Latina. No mesmo horário que os demais eventos pelo globo: entre 12 e 13 horas.

A ideia do evento, é que a dança tenha repercussão mundial, com convocatória feita para autoridades nacionais, associações e entidades culturais das Colônias Bolivianas no exterior. Convocatória esta, feita pela Organização Boliviana em Defesa e Difusão do Folclore Boliviano (OBDEFO).

Proporcionando difusão internacional Del Tinku. Fotografado e filmado para ser transmitido no Estado Plurinacional da Bolívia, canal 7 Television Boliviana.

SÃO PAULO  100% EL TINKU BOLIVIANO

Em São Paulo, a intervenção pelo TINKU 100% Boliviano fará parte da Pré Entrada da Independência da Bolívia; que funciona como um misto de treino e aperitivo da grandeza que é esperada para 6 de Agosto. Estando presentes os membros da Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil e os 13 Grupos que farão parte da Festa de Independência da Bolívia.

 A Pré Entrada começa as 10 da manhã, também no Memorial da América Latina. Mas, respondendo a convocatória e homenageando El Tinku, os Grupos  Paulistanos  paralisam apresentações gerais, para que os que praticam esta dança se apresentam ao meio dia.

Na capital paulista, participarão desta intervenção cultural os Grupos Ballet Folclórico, Thinkus Bolivia Huayna Lisos, Kantuta Bolívia e Sociedad Folclórica. Conheça um pouco mais de cada um abaixo:

O Ballet Folclórico Boliviano, fundado em 2006, apresenta atualmente 18 danças de diferentes departamentos bolivianos. Com bailarinos de diferentes nacionalidades, de todas as idades e conta com o apoio de todos os integrantes para a investigação e difusão do folclore.

Os Thikus WAINA LISOS, um grupo muito presente nas ações culturais paulistanas, trás El Thinku  em especifico. Contando com 60 participantes no momento.

A Associação Grupo Folclórico Cultural Kantuta Bolívia, em seu nono ano de existência é uma instituição legalizada perante as leis brasileiras; constituída por crianças, jovens, adultos, bolivianos e de outras nacionalidades. Participa de diversos eventos realizados na cidade de São Paulo e no interior do estado. Eles contam com parceria com o Grupo musical ‘Nueva Expression’, composto de oito integrantes de musica andina Ao Vivo que os acompanha em várias apresentações.

Todos criados com o objetivo de difundir e integrar a cultura boliviana através da dança, conservando o típico das danças e das musicas dos diferentes departamentos bolivianos e transmitindo com fervor e alegria a riqueza desta cultura. Demonstrando o Folclore Boliviano e suas tradições.

  
Serviço: EVENTO MUNDIAL EN DEFENSA DEL TINKU 100% BOLIVIANO – Participação São Paulo


Data: 31 de Julho/2011
Ingresso: evento gratuito
Classificação: livre     
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Áuro Soares M. Andrade, 564 – Barra Funda – São Paulo
(ao lado da estação Barra Funda de Metrô)


Fonte: 
Bolívia Cultural
Radio Infinita

miércoles, 27 de julio de 2011

SOCIEDAD FOLKLORICA BOLIVIANA ...PRESENTA 2da. MUESTRA CULTURAL BOLIVIANA EN SAN PABLO


No final de julho acontece a 2º Mostra da Cultura Bolivana

Por: Angelina Miranda - 15 de Julho de 2011


Do dia 30 de julho ao dia 5 de agosto acontece a segunda mostra de cultura boliviana em São Paulo, no bairro do Bom Retiro na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Organizado pela Sociedad Folklorica Boliviana, todos os interessados em arte latina estão convidados a participar desse evento, que também comemora o 186º aniversário da Independência da Bolívia.

O evento anual visa integrar a miscigenação Brasil/Bolívia por meio das manifestações culturais.  

O crescimento de bolivianos migrando para o Brasil, é grande e a maior parte deles vêm para São Paulo, por isso é de suma importância mostrar traços desta cultura tanto para integrar essa comunidade aos seus costumes deixados em seu país natal, quanto para promover o conhecimento daqueles que se interessam por outras culturas.

Bem como para quebrar falsos estereótipos, como a demonização que se faz a respeito do antigo hábito cultural de mascar folhas de coca.
Dar visibilidade e promover a valorização das riquezas culturais bolivianas é um dos principais objetivos dessa semana cultural latina.
Para isso a organização, criou várias atividades como exposições de fotografia, pinturas, artesanatos e oficinas sobre imigração e as principais danças bolivianas.

A primeira edição da Mostra Cultural foi um sucesso, por isso a realização da segunda edição. Confira abaixo imagens da mostra anterior e 

   

Em breve a programação completa do evento estará disponível no site www.sociedad.com.br, aguardem. Contamos com a presença de todos!



Fonte: 
Bolívia Cultural
Radio infinita

lunes, 25 de julio de 2011

ELECCION DE LA "ÑUSTA 2011" ... EN SAN PABLO -BRASIL.


ELECCION DE LA ÑUSTA 2011 .. DIA INOLVIDABLE ... LA ASOCIACION CULTURAL FOLKLORICA BOLIVIA-BRASIL


ÑUSTA DEL FOLKLORE BOLIVIANO EN SAN PABLO-BRASIL



LAS TRES REPRESENTANTES DEL FOLKLORE BOLIVIANO..
ÑUSTA ... PRINCESA ... SEÑORITA

Sr.  GERMAN  POMA   PRESIDENTE
ASOCIACION CULTURAL FOLKLORICA BOLIVIA-BRASIL
El pasado viernes 22 de julio se llevo a cabo la eleccion de la ÑUSTA del FOLKLORE BOLVIANO en San Pablo - Brasil ,en el salon de fiestas de la Iglesia Nuestra Señra de La Paz ,ubicado en la Calle Glicerio Nº 225 barrio de Libertad en la ciudad de San PAblo - Brasil.


El salón totalmente colmado por los simpatizantes y seguidores de las diferentes fraternidades que participaron junto a sus representantes ,el brillo de la fiesta fue posible  gracias al buen comportamiento de los presentes ,sobretodo resaltar la magnifica presentacion de cada una los participantes...


analizando la participacion de cada uno vimos que la representante :


TOBAS JAGUARES ,estuvo un poco nerviosa y falta de ritmo.


FRATER. MORENADA REVELACION 2004 ... le falto armmonia y elegancia en ejecutar los pasos de una chola morena.


TINKUS BOLVIA HUAYNA LISOS .. la representante arraso en el palco tanto que  levanto al publico al delirio de bailar y cantar ,en nuestro modo de ver merecia estar entre las tres primeras candidatas,el ejemplo cuando el publico discordo de los jurados cuando anuncio la eliminación en la 2da. fase.


CAPORALES SAN SIMON ..continuan pecando en el sentido que es la hinchada que decide su clasificación . les falta el quesito coreografia y ejecutarlo con mas alegria ,tanto es que también quedaron fuera de la ultima fase.


FRATERNIDAD MOREN. "BOLIVIA CENTRAL".. los organizadores tienen que devolver la hegemonia que demuestran en la entrada ,las últimas participaciones fueron un desastre tomen en cuenta para el año que viene.


FRATER. DIABLADA " 10 DE FEBRERO " .. le faltó el carisma que tiene la china supay ,el diablo hizo el esfuerzo de contagiarnos ,pero no fué suficiente.


FRATER. MORENADA "LOS INTOCABLES" .. le falto el carisma que presento la última Ñusta ,hasta que nos impresiono la vestimenta.


FRATER. CULLAGUADA "ESMERALDAS DEL VALLE " elegante participación ,pero le falto algo mas de alegria ,movimientos mas sensuales.


" JUVENTUD CHICHEÑA ' .. danza tipica del norte de potosi ,nos muestraron la elegancia y el ritmo de la nueva generación potosina.


GRUPO FOLKLORICO " KANTUTA BOLVIA ".. hubo una pequeña diferencia ,la coreografia fue bien ejecutada ,encima el acompañante hizo que se notara mas con brillo la participación ,merecidamente se le adjudico el 3er. Lugar ,elegida como la SEÑORITA DEL FOLKLORE BOLIVIANO.


BALLET FOLKLORICO BOLIVIANO .. cuan impórtante el rescate de la danza de la waca-waca ,sobretodo como lo bailaron sus representantes ,tambien levanto al público presente ,no por algo fué elegida como PRINCESA DEL FOLKLORE.


JACHA SICURIS DE ITALAQUE  "NUEVO AMANECER" ..Con meritos propios conquistarón al jurado ,algo que se tiene que resaltar el resacate ritual de nuestros acestros punto alto para conquistar el título de ÑUSTA DEL FOLKLORE BOLIVIANO  ,queda en muy buenas manos ,el reynado una simpatiquisima Orureña danzando uno de los ritmos mas contagiantes de la noche ,ademas la coreografia del comienzo al fin bien ejecutados.

DANZA DE LA WACA-WACA


GRUPO FOLKLORICO KANTUTA BOVIA

TINKUS... BOLVIA  HUAYNA LISOS

CAPORALES SAN SIMON
 

FRATER.  DIABLADA  " 10 DE FEBRERO "

DIRECTORIO DE LA ASOCIACION CULTURAL FOLKLORICA BOLIVIA - BRASIL

TOBAS JAGUARES

GRUPO FOLKLORICO " CORAZON  HUAYCHEÑO "



                                 FRATER. MORENADA REVELACION 2004



FRATERN.  TINKUS BOLIVIA " HUAYNA LISOS "


BALLET FOLKLORICO BOLIVIANO


FRATERN. CULLAGUADA " ESMERALDAS DEL VALLE "


JACHA SICURIS DE ITALAQUE NUEVO AMANECER


GRUPO FOLKLORICO  " KANTUTA BOLIVIA "


                                                    JUVENTUD  CHICHEÑA



FRATER. MORENADA " LOS INTOCABLES "

CAPORALES  " SAN SIMON "

CUERPO DE JURADO

FRATER.  MORENADA  " BOLIVIA CENTRAL "

RITUAL DE NUESTROS ANCESTROS



FUENTE

RADIO INFINITA

FOTOS Y VIDEOS

BOLIVIA CULTURAL

APOYO

FMTROPICAL

la amnistia se a transformado en un calvario para todos los imigrantes ... en San Pablo


Anistia para os imigrantes: um direito transformado em calvário pela Policia Federal

Por: Da Redação

Artigo sobre atendimento feito pela Policia Federal aos Imigrantes que escrevemos para a Adital, pedimos a gentileza de AJUDAR NA DIVULGAÇÃO!





















O Brasil, país conhecido mundialmente pela simpatia e pelo acolhimento do seu povo possui atualmente uma das piores políticas de atendimento aos imigrantes na América do Sul. Os problemas se iniciam pela lei de imigração, o Estatuto do Estrangeiro, que data de 1980, época da ditadura militar e é totalmente inspirado da doutrina de segurança nacional. Na continuidade, responsável pela aplicação desta lei é a Polícia Federal que desempenha de forma arbitrária a sua atribuição de decidir sobre quem pode ou não entrar no país e, mais ainda, quem pode permanecer e como pode permanecer.

A revista Isto É noticiou em sua edição de maio de 2011 o problema da terceirização dos funcionários da Polícia Federal, referindo-se ao controle de migração nos aeroportos "Quem desembarca no aeroporto internacional de Guarulhos (SP), o mais movimentado do Brasil, acredita que está sendo recebido por treinados agentes da Polícia Federal ao apresentar seus passaportes para entrar oficialmente no País. Mas, na verdade, os funcionários que checam e carimbam os documentos de viagem, fazem entrevistas de imigração e vistoriam bagagem em busca de drogas e armas são pessoas comuns, funcionários de uma empresa privada, sem nenhum treinamento ou compromisso com a defesa da soberania do Estado”.



















Do mesmo modo, um imigrante que chega ao Departamento da Polícia Federal em São Paulo, ou na fronteira de Foz do Iguaçu é recebido por uma destas pessoas sem o mínimo de formação humana e totalmente desinformado a respeito dos procedimentos burocráticos que deve cumprir. 

O despreparo dos atendentes e a falta de estrutura da Polícia Federal no cumprimento de suas competências se convertem em um verdadeiro calvário para trabalhadores imigrantes e suas famílias que tem seus direitos de pessoa humana violados.Para denunciar e reverter esse estado de permanentemente violação de direitos por parte dos agentes públicos os imigrantes necessitam buscar informações corretas em outros organismos, sobretudo da sociedade civil e reivindicar o cumprimento dos mesmos incessantemente, com muitas idas e vindas e resultado incerto.

Para que se tenha uma ideia do problema, até março de 2012 mais de 34 mil imigrantes, só no Estado de São Paulo, terá que renovar o visto provisório concedido pela anistia de 2009 que pretendia documentar a todos os imigrantes irregulares no país. 

Dois anos se passaram e agora, no momento da transformação em permanente surgem interpretações da Polícia Federal sobre os documentos que serão aceitos como cumprimento dos requisitos. Em 3 meses a Policia Federal já divulgou cinco folhas com diferentes documentos, muitos deles absurdos. Citam-se como exemplos, a exigência para as crianças de comprovação de matrícula escolar dos últimos 6 meses, quando a matrícula é realizada apenas uma vez por ano; para as pessoas cadastradas como microempreendedor individual pedem que se inscrevam na previdência social (imposto já incluído nas tarifas mensais do Empreendedor Individual).

Pior ainda é constatar que estas exigências nem são o problema mais grave, já que a cada consulta tais exigências mudam. Assim, antes de questionar que documentos serão aceitos, é necessário pedir que respeito aos direitos e profissionalismo dos agentes e/ou funcionários da Polícia Federal. Já se tem relatos de imigrantes que fizeram exatamente o que lhes foi solicitado na Polícia Federal, mesmo que isso comportasse pagar duplamente alguns impostos, e ao chegar ao Balcão da PF, recebidos por outro atendente, não recebem nenhuma orientação, tem seus pedidos indeferidos e o RNE provisório retido, mesmo quando não vencido.

Apesar do discurso inovador no cenário internacional, as arbitrariedades cometidas pela Polícia Federal contra os imigrantes são quotidianas e mancham a imagem do país que se diz aberto, acolhedor, defensor da integração com os vizinhos da América do Sul. Os meandros e tortuosos "caminhos da lei” que os imigrantes devem trilhar até chegar aos postos da Polícia Federal não conferem com a posição do país que se diz potência emergente e que pretende ser uma referência em termos de políticas sociais e econômicas no cenário global, ou seja, infelizmente assistimos a um quadro em que serviços públicos de qualidade e o respeito aos direitos ainda não é oferecidos aos residentes no Brasil.

Mas, sobretudo, impõe um tratamento desumano a centenas de indivíduos, trabalhadores, que, desta forma, são punidos apenas por buscar um horizonte melhor para suas vidas e de seus familiares.

Enquanto os movimentos sociais aguardam esperançosos por uma Portaria do Ministério da Justiça dando maior claridade e transparência quanto aos requisitos para a transformação do visto, projetos importantíssimos que poderiam ajudar na construção de Políticas Migratórias seguem congelados no Congresso Nacional ou na Casa Civil, tais como a Nova Lei de Migração e a Convenção da ONU Sobre os Direitos dos Trabalhadores Imigrantes e Membros de suas Famílias, cujo Documento Internacional, o Brasil é o Único país do MERCOSUL a não ratificar.




Fonte: 
Paulo Illes - Coordenador do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) e Coordenador Internacional da Articulação Sulamericana Espaço Sem Fronteiras (ESF)
Adital
Bolívia Cultural
infinitafm web