lunes, 11 de julio de 2011

CEREMONIA DE LOS 100 AÑOS DEL .... MACHU PICHU


Cerimônia inca comemora 100 anos da difusão de Machu Picchu

Segunda, 11 de julho de 2011
Representantes dos quatro territórios do Império Inca e o presidente do Peru, Alan García, prestaram nesta quinta-feira uma homenagem a Machu Picchu com um colorido ritual andino, na cerimônia pelo centenário de seu registro pelo explorador americano Hiram Bingham.
Prefeitos da região, ministros do Governo e o próprio Alan García tiveram que se esforçar para subir a pé até o ponto mais alto da cidadela inca, onde, com a imagem tradicional de Machu Picchu de fundo, a cerimônia foi realizada.
Presidente Alan Garcia no Machu Pichu
Apesar do dia ensolarado ter acompanhado a programação, algumas falhas chegaram a ameaçar o evento. 
A cerimônia começou com a encenação do tradicional Tinkay (rito inca), no qual participaram cerca de cem atores, representando, entre outros, o Imperador Inca que junto com seus sacerdotes, foi o encarregado de dirigir a cerimônia, na qual realizou oferendas às montanhas que na cultura andina têm caráter de divindade.

Diversos representantes do Governo estavam presentes, entre eles, o ministro de Relações Exteriores, José Antonio García Belaúnde, e de Cultura, Juan Ossio.
O presidente García chegou atrasado, se mostrou ofegante na subida e, em declarações aos jornalistas, o líder peruano definiu Machu Picchu como a “sínteses da peruanidade” e lembrou dos seus 20 anos, quando passou 40 dias ali.
Também esteve presente o ministro da Cultura chileno, Luciano Cruz-Coke, que declarou que Machu Picchu é importante não só para o Peru, mas para toda América Latina e o resto do mundo.
O público incluía turistas, habitantes de localidades próximas e jornalistas, apesar que este último grupo não estava inicialmente nos planos da comissão encarregada da celebração do centenário.
Precisamente, a entrada à cidadela apresentou problemas quando as autoridades de Cuzco e de Machu Picchu decidiram credenciar convidados e jornalistas.
Fonte: Terra

No hay comentarios:

Publicar un comentario