viernes, 15 de julio de 2011

OH LINDA LA PAZ .. QUIEN TE CONOCE .. NO OLVIDA JAMAS ... 202 AÑOS DE GRITO LIBERTARIO ... CELEBRANDO EN SAN PABLO

La Paz comemora 202 anos do primeiro grito libertário da América

Por: Angelina Miranda e Gimaine Teodoro - 13 de Julho de 2011



A população *paceña saúda de “Julio o Grandioso dia” e festeja este 16 de julho o 202º aniversário do primeiro grito libertário das Américas, confirmando sua condição de luz da bolivianidade e com a esperança de dias futuros dias melhores que impulsionem seu progresso.

Paceños, collas, chucutas,  denominados pessoas moradoras nascidas na cidade de La Paz - Bolívia

História de La Paz

A cidade de La Paz foi fundada em 20 de outubro de 1548 pelo capitão Alonso de Mendoza, enviado pelo rei da Espanha especialmente para acabar com a disputa ferrenha entre os espanhóis Francisco Pizarro e Diego de Almagro; na cidade de Laja como um ponto de descanso para os viajantes de passagem entre Potosí e Cuzco.

Três dias depois ele foi levado mais a leste a um clima temperado na borda do planalto, onde os fluxos são iniciados e do vale, chamado Chuquiago Marka (Aymara, Chuqiyapu) em espanhol “chacra de papas o de oro” que em português significa "fazenda de batata ou ouro”.



Por um lado, seu clima ameno e abundantes colheitas de batatas e grãos foram obtidos, e em áreas altas se fez os pontos de oração. O nome designado pelos conquistadores espanhóis foi Nossa Senhora de La Paz, tornando-se a terceira cidade depois de Chuquisaca (1538) e Potosi (1545). Seu nome comemora a restauração da paz depois da guerra civil.

Segundo Renan Ibañez a cidade foi inicialmente fundada em outro local a alguns quilômetros por Don Alonzo. Um chefe da igreja cristã o convenceu a estabelecer a sede no vale, onde atualmente se encontra o centro de La Paz.




Os imigrantes

A imigração boliviana para o Brasil cresce exponencialmente. Na cidade de São Paulo, chegam muitos bolivianos, boa parte deles vindos de El Alto e da cidade de La Paz.

Eles que são chamados collas, paceños (dai paceñita e collita) e também chucutas; representam em torno de 76 a 80% dos bolivianos no Brasil, segundo o CDHIC (Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Migrante).  


Escute a entrevista com o paceño Nelson Gerente do Restaurante Los Tajibos,
otorgada a audiência de Bolívia Cultural



Escute a entrevista com a paceña Beatriz Chaves,
otorgada a audiência de Bolívia Cultural



Curiosidades

- O nome original da llama é karua. Os espanhóis perguntaram aos nativos o nome de tais animais. Diziam: “Como llama?” E os nativos não compreendendo repetiam: “Llama, llama...” Os espanhóis acreditaram ser este o nome e assim ficou.

- As mulheres solteiras usam as polleras mais coloridas e o chapéu inclinado.

- Os casamentos tendem a acontecer com mais freqüência nos anos pares. É tradição também após a cerimônia de casamento, o casal dar setes voltas nas praças da cidade.

- A igreja de São Francisco concluída em 1548 é um lugar que vale ser visitado até por aqueles que não têm religião, parte de sua construção foi feita com pedras da cidade de Tiwanaku.



Aonde ir quando visitar a cidade de La Paz?


A cidade de La Paz e São Paulo tem algumas semelhanças, e quando falamos em turismo conhecer o centro é uma delas.

Os centros de ambas as cidades guardam história e muita beleza, mas não é só isso as duas têm belíssimos lugares para serem conhecidos.

Poderá se comprar artesanatos, lembranças e roupas de lã a preços bastante acessíveis, além de conhecer mais sobre a cultura boliviana.

Localizado a apenas dez quilômetros do centro de La Paz, o Vale da Lua é um dos mais visitados pontos turísticos da cidade. A beleza do lugar é conseqüência de erosões que aconteceram no topo de uma enorme montanha.

Para quem gosta de altura Chacaltaya é no lugar perfeito. Um pico localizado na cordilheira dos Andes, que possui a pista de esqui mais alta do mundo com 5.395 metros. Infelizmente devido às alterações climáticas, este pico está derretendo e só após cinco, ou seis dias de neve constante é que se pode esquiar.

Tiwanaku com suas impressionantes ruínas, e o lago Titicaca  lugares que devem ser visitados.








Singelas homenagens

Muitos comércios bolivianos na cidade de São Paulo, foram batizados com os nomes de La Paz e arredores. São eles Restaurante Illimani, Máquinas La Paz, Óticas La Paz. Restaurante Chuquiago e o Restaurante El Yungueño.

Onde comemorar

A Associação Gastronômica Cultural e Folclórica Boliviana Padre Bento, responsável pela Feira da Kantuta, realizada todos os domingos, na Praça de mesmo nome próxima ao metro Armênia, segue sua programação e trás para neste dia 17 de julho, a Comemoração a Primeira Revolução de La Paz.


A Feira ocorre normalmente das 11 as 17 horas, e presentes estarão vários grupos folclóricos; como Grupo Folclórico Kantuta Bolívia, Diablada 10 de Febrero e Tinkus Wayna Lisus e Caporales San Simón, este ultimo com apresentação de casais.

Serviço – Grito Libertário na Praça Kantuta
Localização: "Praça Kantuta” Rua Pedro Vicente, S/N – Canindé (próximo a estação Armênia de Metrô)
Horário: das 11 as 17 horas
Data: dia 17 de julho de 2011


    










Fonte: 
Bolívia Cultural

No hay comentarios:

Publicar un comentario