jueves, 28 de julio de 2011

EL TINKU ES 100% BOLIVIANO ... SAN PABLO PRESENTE ... DOMINGO EN EL MEMORIAL


Participação São Paulo - EVENTO MUNDIAL EN DEFENSA DEL TINKU 100% BOLIVIANO

Por: Gimaine Teodoro


Com o objetivo de reivindicar, promover e divulgar internacionalmente a origem da dança TINKU, pelo mundo todo no domingo 31 de julho de 2011, às 12h (horário local), acontecem apresentações públicas de TINKU.

No Brasil o evento será realizado em duas cidades: São Paulo e Rio de Janeiro.

No Rio, o Grupo Folclórico Cultural Patuju organiza apresentação na Praia de Copacabana. Apoiado por Consulado Geral da Bolívia no Rio de Janeiro, Sub Prefeitura Zona Sul do Rio de Janeiro, Grupo Renascer Andino, Grupo Integración Latina e Bolívia Cultural.

Na cidade de São Paulo a ação é organizada pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil e será realizada no Memorial da América Latina. No mesmo horário que os demais eventos pelo globo: entre 12 e 13 horas.

A ideia do evento, é que a dança tenha repercussão mundial, com convocatória feita para autoridades nacionais, associações e entidades culturais das Colônias Bolivianas no exterior. Convocatória esta, feita pela Organização Boliviana em Defesa e Difusão do Folclore Boliviano (OBDEFO).

Proporcionando difusão internacional Del Tinku. Fotografado e filmado para ser transmitido no Estado Plurinacional da Bolívia, canal 7 Television Boliviana.

SÃO PAULO  100% EL TINKU BOLIVIANO

Em São Paulo, a intervenção pelo TINKU 100% Boliviano fará parte da Pré Entrada da Independência da Bolívia; que funciona como um misto de treino e aperitivo da grandeza que é esperada para 6 de Agosto. Estando presentes os membros da Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil e os 13 Grupos que farão parte da Festa de Independência da Bolívia.

 A Pré Entrada começa as 10 da manhã, também no Memorial da América Latina. Mas, respondendo a convocatória e homenageando El Tinku, os Grupos  Paulistanos  paralisam apresentações gerais, para que os que praticam esta dança se apresentam ao meio dia.

Na capital paulista, participarão desta intervenção cultural os Grupos Ballet Folclórico, Thinkus Bolivia Huayna Lisos, Kantuta Bolívia e Sociedad Folclórica. Conheça um pouco mais de cada um abaixo:

O Ballet Folclórico Boliviano, fundado em 2006, apresenta atualmente 18 danças de diferentes departamentos bolivianos. Com bailarinos de diferentes nacionalidades, de todas as idades e conta com o apoio de todos os integrantes para a investigação e difusão do folclore.

Os Thikus WAINA LISOS, um grupo muito presente nas ações culturais paulistanas, trás El Thinku  em especifico. Contando com 60 participantes no momento.

A Associação Grupo Folclórico Cultural Kantuta Bolívia, em seu nono ano de existência é uma instituição legalizada perante as leis brasileiras; constituída por crianças, jovens, adultos, bolivianos e de outras nacionalidades. Participa de diversos eventos realizados na cidade de São Paulo e no interior do estado. Eles contam com parceria com o Grupo musical ‘Nueva Expression’, composto de oito integrantes de musica andina Ao Vivo que os acompanha em várias apresentações.

Todos criados com o objetivo de difundir e integrar a cultura boliviana através da dança, conservando o típico das danças e das musicas dos diferentes departamentos bolivianos e transmitindo com fervor e alegria a riqueza desta cultura. Demonstrando o Folclore Boliviano e suas tradições.

  
Serviço: EVENTO MUNDIAL EN DEFENSA DEL TINKU 100% BOLIVIANO – Participação São Paulo


Data: 31 de Julho/2011
Ingresso: evento gratuito
Classificação: livre     
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Áuro Soares M. Andrade, 564 – Barra Funda – São Paulo
(ao lado da estação Barra Funda de Metrô)


Fonte: 
Bolívia Cultural
Radio Infinita

No hay comentarios:

Publicar un comentario