martes, 2 de agosto de 2011

2da. MUESTRA CULTURAL DE BOLIVIA ... ORGANIZADA POR LA SOC. FOLK. BOLIVIANA ...


Abertura da Segunda Mostra de Cultura Boliviana em São Paulo

Por: Angelina Miranda - 1º de Agosto de 2011



No último sábado (31) aconteceu a abertura da Segunda Mostra de Cultura Boliviana na oficina Oswald de Andrade no bairro do Bom Retiro em São Paulo.

Logo na entrada havia três lhamas de pelúcia de tamanhos diferentes, cedidas pela empresa Hola Andina, o animal é muito representativo para o país em destaque.

Adentrando o salão, manequins foram vestidos com as roupas típicas do folclore, alguns com máscaras muito conhecidas do Carnaval de Oruro, capital do folclore boliviano.

Em uma mesa extensa havia livros e publicações que abordavam a gastronomia, turismo, história e arte boliviana, em poltronas e sofás os mais curiosos podiam ler e se informar confortavelmente.






















Adolfo Oblitas, presidente do Grupo Sociedad Folklorica Boliviana, organizadora do evento, disse algumas palavras de boas vindas aos presentes “Para nós é uma grande satisfação recebê-los aqui, para conhecerem mais sobre a nossa cultura” diz.

Ivete Murilo deu uma breve palestra de gastronomia, contando um pouco da história das salteñas salgado típico bolivariano, que foi complementado com um vídeo mostrando o passo a passo da receita. Já na palestra com Walter Flores, foi abordado um pouco sobre a língua quechua, que com o aymará e o espanhol é a terceira língua falada na Bolívia.

Em seguida a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar se posicionou, e tocou o hino do Brasil e da Bolívia. Alguns bolivianos, abrasileirados não hesitaram em cantar os dois hinos, imigrantes acolhidos no Brasil acabam por ter duas pátrias.





















Após, houve a abertura oficial do evento com a presença da Vice-Cônsul Dra. Rosa Virginia Cardona Ayoroa. “É uma imensa alegria confraternizar com nossos irmãos brasileiros, nesta mostra que valoriza a dança, a música, a arte. Para o consulado é muito importante e satisfatório participar da segunda mostra.”

O coordenador geral da Oficina Oswald de Andrade, Valdir Rivabem ao ser convidado a se dirigir ao microfone, mostrou a satisfação da casa em receber a segunda mostra “É maravilhoso ceder este espaço, a questão cultural que o boliviano trás é extremamente rica” afirma ainda como podemos tirar lições nos relacionando com pessoas de outras nacionalidades “A principal forma de nos enriquecer é conhecendo a cultura do outro isso, possibilita o entendimento, a compreensão e a tolerância que é fundamental nos dias de hoje.” concluí.

Por motivos de força maior o Padre Mário Geremia da Pastoral do Migrante, não pôde comparecer.






















A parte musical ficou por conta do grupo boliviano Nueva Expresión, com pouco mais de vinte anos na estrada os seis integrantes animaram os presentes. Também tocaram para os grupos folclóricos que se apresentaram.

A Sociedad Folclórica Boliviana com três casais mostraram três variações da dança cueca.  Dança tradicional do Chile, que se espalhou pela Argentina e na Bolívia, lugar onde fincou raízes e com o passar dos anos foi ganhando originalidade de acordo com a cidade em que é apresentada. Em seguida o público assistiu à dança tobas.

Fechando com chave de ouro, a Fraternidad Sán Simón apresentou-se com a tradicional dança boliviana Caporal.

A brasileira Mariana Carvalho nunca tinha de visto de perto a dança boliviana, “Estou achando muito interessante a cultura deles, as roupas coloridas a música valeu a pena ter vindo.”, afirma a assistente comercial.  

O boliviano Juan Casicanki, ator e cenógrafo natural de La Paz relata a importância da divulgação e promoção da cultura de seu país na cidade de São Paulo “É importante para a sociedade brasileira e boliviana a divulgação da nossa cultura, principalmente num país que acolhe pessoas de tantos países.” afirma.

No final da tarde foi exibido um documentário, produzido pelo grupo ID Bairro SP, que  conta a história e pluriculturalidade do bairro Bom Retiro que abriga imigrantes judeus, italianos, coreanos, paraguaios, bolivianos entre outros.

Para quem nunca experimentou nada da culinária boliviana, teve a aoportunidade na degustação de salteñas de frango, já para os bolivianos foi o momento de voltar a sentir os sabores da sua terra.

Com várias atividades a Segunda Mostra de Cultura Boliviana segue até o dia 5 de agosto. Confira a programação    aqui


Fonte: 
Bolívia Cultural
RADIO INFINITA WEB

No hay comentarios:

Publicar un comentario