martes, 2 de agosto de 2011

EL TRABAJO DE LA ... UBS DE BUEN RETIRO ... TRABAJANDO EN FAVOR DE LA COMUNIDAD MIGRANTE


UBS Bom Retiro e comunidade boliviana trabalhando pela saúde

Por: Angelina Miranda















A UBS Bom Retiro (Unidade Básica de Saúde) é um dos principais locais de atendimento médico a migrantes e imigrantes na região central de São Paulo.

Cerca de 16mil pessoas estão cadastradas na unidade de saúde, sendo 4mil bolivianos, do restante de cadastrados há pacientes de outras nacionalidades, o que contabiliza um número considerável de imigrantes no geral.

Já na CSEBF (Centro de Saúde Escola Barra Funda) são 18mil cadastrados e desses 2500mil são bolivianos. Assim como na UBS, crianças, jovens e adultos são atendidos.

Em reuniões com membros da UBS e instituições de apoio social e psicológico como o CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) os bolivianos também estão presentes, discutindo questões que os afetam diretamente. Pouco tempo atrás não era esperada esta interação.

Os bolivianos também estão presentes, no atendimento. Atualmente existem quatro agentes de saúde da UBS que são bolivianos, o que facilita o diálogo com imigrantes de língua espanhola.

Estes conseguem interagir com a comunidade, visitando suas casas e locais de trabalho alertando sobre doenças corriqueiras. Pois o melhor remédio sempre será a prevenção.

Profissionais da comunidade boliviana trabalhando em órgãos de saúde pública salientam a participação ativa desses latinos, que se inserindo também em ações sociais, ganham cada vez mais o seu espaço.

Esta unidade de saúde não é como qualquer outra. Necessita de atendimento especial já que os pacientes são de diversas nacionalidades, além dos bolivianos os: coreanos, chilenos, paraguaios, peruanos, equatorianos...






















Pensando nisso profissionais da saúde da UBS Bom Retiro com a parceria da Santa Casa de Misericórdia, Prefeitura de São Paulo e o PET (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde), criaram um projeto social que tem como principal objetivo realizar ações de promoção à saúde e de prevenção com a população imigrante da região central da cidade e da Barra Funda.

Um dos pontos trabalhados é a comunicação, por vezes ela se dá de maneira ruidosa já que o português, o espanhol, e o coreano entram em conflito. 

Para isso alguns banners e cartazes, com informações sobre coletas de exame, e prevenção estão nas dependências da UBS em espanhol e coreano, bem como os calendários que ficam nos consultórios. Desta forma a relação médico/enfermeiro/paciente se dá de maneira muito mais clara e objetiva.


Trabalho de fora pra dentro


Na UBS Bom Retiro há quatro equipes cada uma com: um médico chefe, um enfermeiro, dois auxiliares e mais seis agentes de saúde. Quinzenalmente visitam uma oficina de costura, da onde a maioria dos imigrantes bolivianos tira o seu sustento.

Nesta visita dão orientações importantes aos trabalhadores bolivianos, para terem condições de trabalho mais satisfatórias, já que os costureiros passam em média de 16 a 18 horas por dia trabalhando. 

A equipe dá o primeiro passo ensinando-os a fazerem ginástica laboral. Feita no próprio horário de expediente, são exercícios físicos com alongamentos e flexão das articulações que auxiliam evitando lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

O objetivo é que mesmo sem as visitas, os trabalhadores sabendo dos procedimentos, continuem fazendo os exercícios aliviando assim as extenuantes horas de trabalho.

Instruções para deixar o ambiente arejado também, são umas das orientações. Já que há um alto índice de tuberculose na comunidade justamente por passarem muito tempo em um mesmo lugar sem ventilação o que facilita a propagação do vírus. Mais de 20 oficinas já foram visitadas.

A união da UBS com integrantes bolivianos, afirma a importância em quebrar barreiras e preconceitos, para trabalhar a saúde em prol da comunidade boliviana em São Paulo.

Fonte: 
Bolívia Cultural

No hay comentarios:

Publicar un comentario