lunes, 29 de agosto de 2011

GANADORES DE LA ENTRADA .. HOMENAJE A LA INDEPENDENCIA DE BOLIVIA ... EN SAN PABLO - BRASIL


Campeões 2011 – Ao som da quena, com as cores dos Catedráticos e o movimento das Iguanas a Associação Bolívia Brasil premia os grupos vencedores

Por: Gimaine Teodoro - 26 de agosto de 2011

Em homenagem à Independência da Bolívia, festas pátrias realizadas por bolivianos e descendentes, acontecem onde esta rica comunidade está presente. Na cidade de São Paulo, um encontro forte entre dança, música e gastronomia marca a Fundação Memorial nos dias 6 e 7 de agosto.

Com a riqueza folclórica e grande dedicação e devoção, dezenas e dezenas de dançarinos e músicos que ensaiaram durante meses, para fazer tremer o Memorial ao passar dançando e contando; no evento de lema “Bolívia Um Só Coração”, organizado pela Associação Folclórica Cultural Bolívia Brasil. O evento contou com mais de 15 horas de apresentações de música, dança e gastronomia.

Neste ano de 2011 foram 13 Grupos Folclóricos a se apresentar. Dentre estes, três se consagraram e foram campeões, nas categorias:

Dança Pesada         – 1º Morenada Nueva Revelación los Catedráticos 2004
Danças Autoctenas    1º Sampoñada Corazon Huaycheño
Dança Livianas        – 1º Grupo Kantuta Bolívia

O nome dos jurados e quesitos analisados não foi divulgado, devido a cuidados de ordem interna dos organizadores, a Associação Cultural Folclóricas Bolívia Brasil.

A entrega dos troféus ocorreu na noite da quarta feira 24 de Agosto; no Salão de Eventos da Pastoral do Imigrante – no bairro da Liberdade.

Foi decidido não haver comemoração, devido ao falecimento de Maria Madalena Condori –  fundadora do grupo de dança folclórica J’Acha Sicuris de Italaque Nuevo Amanecer. Do qual faz parte a eleita a representante da cultura 2011, Ñusta Jacqueline Dorado.

Fora isso, como é tradição e costume, os ganhadores desfilam na Feira Kantuta no bairro do Pari, localizada na Praça de mesmo nome que a feira, próximo a Estação Armênia de Metrô.

O grupo Kantuta Bolívia confirmou presença a partir das 14 horas. As iguanas [animais que marcaram suas vestes deste ano] apresentam diversos ritmos bolivianos, mas neste domingo trazem a dança Caporales; que rendeu sua vitória neste ano.
  
Serviço – Apresentação dos Campeões
Local: Praça Kantuta
Endereço: Rua Pedro Vicente s/n - Pari  (Próximo à estação Armênia do metrô)
Horário: á partir das 14h  
Data: 28 de agosto/2011


Fonte: 
Bolívia Cultural
Grupo Folclórico Kantuta Bolívia
Associação Folclórica Cultural Bolívia Brasil
RADIOINFINITAWEB

1 comentario:

  1. Lo que escribo a continuación es estríctamente a título personal.
    Lamentáblemente los jurados nombrados en éste caso DESCONOCEN COMPLETAMENTE LA ESENCIA Y ORIGENES DEL FOLKLOR BOLIVIANO.
    Haciéndose a los medioambientalistas por oportunismo (pro morenadas?..pro La Paz?) pretenden caprichósamente DESCONOCER LA FIGURA DEL CONDOR EN LA DIABLADA ORUREÑA, ESTO ES BOLIVIANA.
    EN ORURO EL CONDOR ES UNA DEIDAD MITICA QUE ES VENERADA DESDE LOS ANTIGUOS URUS, Y CUYA FIGURA FUE INCORPORADA EN LA DANZA DE LA DIABLADA QUE A SU VEZ SE ORIGINA PRECISAMENTE EN EL "HUARI" URU CONFUNDIDO CON EL DIABLO OCCIDENTAL EN LA COLONIA, CONOCIDO COMO EL "TIO" YA CON INFLUENCIA CATOLICA.
    DESCONOCER EL CONDOR EN LA DIABLADA, ES DESCONOCER EL FOLKLOR BOLIVIANO.

    ResponderEliminar