viernes, 23 de marzo de 2012

DIA DEL MAR ... 133 AÑOS DE ENCLAUSTRAMIENTO ...


Em 23 de março, bolivianos refletem sobre o dia 'Del Mar'

Por: Da Redação - 22 de março de 2012 • 13h32


O mar, fonte de alimento e lar de uma incrível biodiversidade, que recobre cerca de 71% do planeta... Tem seu dia no calendário mundial, sendo marcada duas vezes no calendário boliviano. O dia 23 de março é uma destas datas; o Dia Del Mar!




















De acordo com o atual mapa, o país não tem saída para o oceano, mas no passado a área marítima boliviana se compunha de 120 mil quilômetros quadrados, em média, ao longo da Costa do Pacifico.


A perda da saída para o mar, a constante discussão de vir a tê-la novamente marcam este dia na Bolívia. A data vem da Guerra do Pacífico, conflito ocorrido de 1879 a 1883, entre o Chile e às forças conjuntas da Bolívia e do Peru.

Cujo final foi o Chile anexar ricas áreas em recursos naturais de ambos os países derrotados. O Peru perdeu a província de Tarapacá e a Bolívia teve de ceder à província de Antofagasta, ficando sem saída soberana para o mar, o que se tornou uma área de fricção na América do Sul, chegando até os dias atuais, e que é para a Bolívia uma questão nacional (a recuperação do acesso ao oceano Pacífico consta como um objetivo nacional boliviano em sua atual constituição).

A guerra do pacífico





















O conflito começou como uma disputa de fronteira territorial após a queda do colonialismo espanhol, no processo de tornarem-se nações independentes; que depois de 1832 se tornou uma série de interesses políticos, militares e econômicos que resultaram em um confronto.


O que iniciou o conflito foi a intenção da Bolívia de cobrar um imposto de 10 por cento de 100 quilos de nitrato de potássio (salitre), colhidas por empresas chilenas no deserto de Atacama. O governo chileno não aceitou esta decisão e ordenou que suas tropas invadissem a região boliviana de Antofagasta e Calama, onde a Bolívia não tinha qualquer presença militar e a maioria da população era de origem chilena.

É por causa da batalha de Calama, que hoje se comemora o Dia do mar. Pois, com pouco menos de uma centena de soldados, os comandante Eduardo Abaroa (da Bolívia) e Ladislao Cabrera (Peru) enfrentou mais de 500 soldados chilenos.


Abaroa estava obstinado na defesa de uma pequena ponte sobre o rio Topáter, quando em 23 março de 1879 os chilenos ordenaram sua rendição, ao que ele respondeu  "Eu, me entregar? Diga a sua avó que se renda!" Ao ele foi prontamente morto a tiros.

Chile derrotou as tropas bolivianas e peruanas, ganhando a batalha. Seu exército era melhor equipados e derrotou a Bolívia definitivamente no Alto de la Alianza Batalha em 26 de maio de 1880. A Bolívia se retirou da guerra, que em última análise, durou até 1883. Durante esse tempo, o Chile também derrotou o Peru.


Em 1904 um acordo de três vias foi assinado. De acordo com o tratado, a Bolívia cedeu seus territórios costeiros para o Chile. Este tratado permanece válido ainda hoje, embora mais de 120 anos depois, a Bolívia continua a insistir na sua revisão e Chile continua a resistir a fazê-lo.

Hoje esta data é celebrada com atos solenes em todo o país. Uma oferenda floral é feita a estátua do herói da Topáter (Eduardo Abaroa Plaza) em La Paz. Depois é a vez dos desfiles pelas crianças, escolas e militares. Todas as cidades importantes em Bolívia tem uma praça o nome de Eduardo Abaroa, portanto, atos solenes semelhantes são realizados a nível nacional.


Além disso, o território perdido da Bolívia também é comemorado durante concursos de beleza nacional, existindo a competição para Miss Litoral.


Veja também:



Fonte: 
Bolívia Cultural
INFINITAFM

No hay comentarios:

Publicar un comentario