miércoles, 7 de marzo de 2012

EN EL DIA INTERNACIONAL DE LA MUJER .... MENSAJE DE LA DIRECTORA DE UNESCO.


Mensagem da Diretora-Geral sobre o Dia Internacional da Mulher 2012

Mensagem de Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2012.
Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO





















Muitas vezes marginalizadas, as mulheres que vivem em áreas rurais enfrentam tremendos obstáculos para exercer seus direitos humanos, o desenvolvimento pessoal e a busca de suas aspirações. No mundo inteiro, isso enfraquece as sociedades e retarda o seu desenvolvimento. O enfrentamento desse problema é objetivo do Dia do Internacional da Mulher de 2012. 

Nos estudos sobre os progressos para atingir as Metas de Desenvolvimento do Milênio, em todos os indicadores para os quais há dados, as mulheres rurais sobressaem consistentemente pior não só do que os homens rurais, mas também do que as mulheres e homens de áreas urbanas. A educação oferece uma ilustração gritante. As meninas de áreas rurais estão muito menos propensas a ir para a escola do que os meninos rurais ou os meninos e meninas de áreas urbanas. As mulheres representam dois terços dos 796 milhões de analfabetos do mundo, muitas das quais vivem em áreas rurais. No Camboja, 48 por cento das mulheres rurais são analfabetas, em comparação com 14 por cento dos homens rurais. No Iraque, cerca de 50 por cento das jovens rurais, com idade entre 15 e 24 anos, são analfabetas.

Foto:EFE
O destino das mulheres rurais é um desafio sério e uma questão central do desenvolvimento. Os desafios que estão em jogo são grandes e muitas vezes negligenciados.  Em nível local, as mulheres desempenham um papel fundamental no apoio às suas famílias e às comunidades para lograr a segurança alimentar, gerar renda e melhorar seu nível de vida. As mulheres rurais são peças-chave na agricultura e nos empreendimentos rurais, ajudando a estimular tanto a economia local quanto global. Elas também são guardiãs do conhecimento indígena e tradicional, que é vital para o desenvolvimento mais sustentável e para enfrentar a mudança do clima.

A UNESCO atua para apoiar a capacitação de meninas e mulheres em todo o mundo. Nossa nova Parceria Global para a Educação de Meninas e Mulheres visa a melhorar o acesso ao ensino secundário e a reforçar a alfabetização - com foco em meninas e mulheres nas zonas rurais.


Trabalhamos com parceiros da sociedade civil e do setor privado para levar isso adiante. Com o Barefoot College, por exemplo, estamos treinando mulheres rurais analfabetas – começando pela África - para se tornarem empresárias locais em tecnologia solar. Estamos promovendo a rádio comunitária para dar acesso ao conhecimento e apoio às mulheres rurais. Estamos reforçando o papel desempenhado pelas mulheres como titulares de conhecimentos locais e indígenas e também como agentes tanto de mudanças quanto de coesão social.

Os direitos das mulheres rurais devem ser protegidos e as suas aspirações devem ser apoiadas. O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para que todos possam posicionar-se contra essa forma de discriminação e marginalização que enfraquece todas as nossas sociedades.

Irina Bokova
Fonte: 
unesco.org
Foto:EFE
Bolivia Cultural

No hay comentarios:

Publicar un comentario