miércoles, 25 de enero de 2012

FELICIDADES SAN PABLO .... 458 AÑOS DE VIDA ...


São Paulo faz 458 anos e acolhe a maior colônia boliviana do país

Por: Angelina Miranda - São Paulo 23 de Janeiro de 2012


A terra da garoa completa neste ano seu 458º aniversário, mas não só o clima define a grande metrópole. Com um terço (33,5) do PIB (Produto Interno Bruto) a economia é marca registrada da cidade, motivo crucial pelo qual imigrantes de diversos países vem à cidade.

Atualmente a comunidade boliviana residente na cidade de São Paulo contabiliza cerca de 300mil imigrantes, segundo dados de instituições.

Estão as diversas funções, ocupam cargos de jornalistas, advogados, médicos e dentistas, além de grande participação na área têxtil. É sabido que 75% do mercado têxtil de São Paulo é produzido pelos bolivianos.

A participação da comunidade boliviana não se mostra apenas na área econômica, mas também na área cultural.

Uma prova disto é festeja da Independência da Bolívia comemorada no dia seis de agosto. Há 21 anos o Memorial da América Latina cede o espaço para celebração do feriado boliviano, com comida típicas, artesanatos e danças é a oportunidade desses latinos de voltar às suas raízes, e do povo brasileiro em conhecer melhor os costumes doshermanos bolivianos.

Bom Retiro, Pari e Guaianazes é um dos bairros que mais abrigam a comunidade boliviana. 

Os caminhos da Imigração

O Brasil é conhecido por ser um dos países que mais recebem imigrantes, desde o século XIX da Europa como os portugueses, italianos e alemães da Ásia japoneses, chineses, coreanos e mais recentemente da América Latina como os uruguaios, paraguaios, chilenos, argentinos, peruanos e bolivianos.

Já o fluxo migratório dos bolivianos se iniciou na década de 50, devido ao começo do processo de industrialização e desenvolvimento das principais metrópoles brasileiras. Vinham para cá em busca de melhores oportunidades de emprego e em alguns casos para iniciar a vida acadêmica.

Mas foi por volta da década de 70 e 80 que se intensificou o processo de migração, principalmente para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Corumbá, esta última fronteiriça com o Brasil.

Por essas e outras é que São Paulo é considerada a capital cultural da América Latina, graças a seus patrimônios históricos e suas diversidades culturais.

No hay comentarios:

Publicar un comentario